Os cinquenta anos do Teatro de Arena de Porto Alegre merecem homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre, na segunda feira, 30.
A proposição é da vereadora Sofia Cavedon (PT).
Fundado pelo Grupo de Teatro Independente, então composto por Jairo de Andrade, Araci Esteves, Alba Rosa, Câncio Vargas, Hamilton Braga e Edwiga Falej, foi inaugurado em 17 de outubro de 1967, com a peça de Dias Gomes: “O Santo Inquérito”.
O Arena, desde então localizado nos altos doViaduto Otávio Rocha, no centro histórico, atuou como um núcleo de resistência cultural no período da Ditadura Militar (1964 – 1985)
Desde 1991, o Teatro de Arena abriga ainda um Centro de Documentação e Pesquisa em Artes Cênicas.
Seu acervo conta com textos oriundos do Departamento de Censura da Polícia Federal, 2.100 textos dramáticos, de autores nacionais e estrangeiros, adultos e infantis; livros de artes cênicas; além de uma videoteca com o Projeto Memória Viva.
Memória Viva
O Projeto Memória Viva – idealizado por Dilmar Messias no final da década de 80 – objetiva organizar e registrar em vídeo o depoimento de figuras representativas na área das Artes Cênicas, ampliando, assim, a memória artística do Estado do Rio Grande do Sul.
Atualmente sob a responsabilidade de Clovis Rocha, diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEACen), o Teatro de Arena funciona em horários flexíveis, de acordo com os espetáculos em cartaz.
E o Centro Documentação e Pesquisa em Artes Cênicas – Espaço Sônia Duro está aberto ao público interessado de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h.
O Teatro lança todos os anos um edital de Prêmio de Incentivo à Pesquisa Teatral no Teatro de Arena, o qual contempla dois grupos para ocuparem o teatro nos dois semestres do ano. O objetivo é de fomentar o desenvolvimento de pesquisa no Teatro de Arena, com o intuito de valorização do espaço, devolvendo e desenvolvendo seu caráter de lugar de pesquisa e propiciando a realização de espetáculos teatrais profissionais de qualidade, fora de propostas do circuito comercial. Os grupos, além de poderem ensaiar na arena, recebem o valor de R$ 30.000,00 para a realização do projeto.
A instituição está voltada para projetos variados, como teatro, dança, música e outros, há 50 anos.
Homenagem na Câmara lembra 50 anos de resistência do Teatro de Arena
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário