Homenagem na Câmara lembra 50 anos de resistência do Teatro de Arena

Os cinquenta anos do Teatro de Arena de Porto Alegre merecem homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre, na segunda feira, 30.
A proposição é da vereadora Sofia Cavedon (PT).
Fundado pelo Grupo de Teatro Independente, então composto por Jairo de Andrade, Araci Esteves, Alba Rosa, Câncio Vargas, Hamilton Braga e Edwiga Falej, foi inaugurado em 17 de outubro de 1967, com a peça de Dias Gomes: “O Santo Inquérito”.
O Arena, desde então localizado nos altos doViaduto Otávio Rocha, no centro histórico, atuou como um núcleo de resistência cultural no período da Ditadura Militar (1964 – 1985)
Desde 1991, o Teatro de Arena abriga ainda um Centro de Documentação e Pesquisa em Artes Cênicas.
Seu acervo conta com textos oriundos do Departamento de Censura da Polícia Federal, 2.100 textos dramáticos, de autores nacionais e estrangeiros, adultos e infantis; livros de artes cênicas; além de uma videoteca com o Projeto Memória Viva.
Memória Viva
O Projeto Memória Viva – idealizado por Dilmar Messias no final da década de 80 – objetiva organizar e registrar em vídeo o depoimento de figuras representativas na área das Artes Cênicas, ampliando, assim, a memória artística do Estado do Rio Grande do Sul.
Atualmente sob a responsabilidade de Clovis Rocha, diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEACen), o Teatro de Arena funciona em horários flexíveis, de acordo com os espetáculos em cartaz.
E o Centro Documentação e Pesquisa em Artes Cênicas – Espaço Sônia Duro está aberto ao público interessado de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h.
O Teatro lança todos os anos um edital de Prêmio de Incentivo à Pesquisa Teatral no Teatro de Arena, o qual contempla dois grupos para ocuparem o teatro nos dois semestres do ano. O objetivo é de fomentar o desenvolvimento de pesquisa no Teatro de Arena, com o intuito de valorização do espaço, devolvendo e desenvolvendo seu caráter de lugar de pesquisa e propiciando a realização de espetáculos teatrais profissionais de qualidade, fora de propostas do circuito comercial. Os grupos, além de poderem ensaiar na arena, recebem o valor de R$ 30.000,00 para a realização do projeto.
A instituição está voltada para projetos variados, como teatro, dança, música e outros, há 50 anos.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *