Reuniu, na última segunda-feira no Ocidente Bar em Porto Alegre, mais de 150 pessoas o encontro entre Ismael Caneppele e Felipe Elizadale e o cantor e escritor Vitor Ramil. O evento abriu a inauguração da 8ª edição do Festipoa Literária, que através de debates e seminários quer refletir a produção Literária contemporânea. Para isso o festival reuniu para a edição de 2015, uma repleta lista de escritores, novos e conhecidos além de uma vasta programação cultural que vão além da Literatura.
Na terça -feira Vitor, que é o escritor homenageado desta edição, se apresentou junto ao violonista argentino Carlos Moscardini onde apresentou basicamente o cd Deliláb, projeto musical que contemplava os poemas de Jorge Luis Borges e João da Cunha Vargas.
O Curador do projeto Fernando Ramos ressalta o exito da atual edição. “Por enquanto está tudo indo acima da nossa expectativa” comemora. Para Ramos o festival tem a tradição de mesclar suas atrações. Além dos debates em torno da obra de clássicos de literatura, conta também com a discussão literária de músicas como acontece hoje entre os músicos Julio Reny e Wander Wildner na Cafeteria Palavraria na Rua Vasco da Gama no bairro Bom Fim. “A música contribui para o interesse da literatura através da poesia nela inserida”observa Fernando.
O projeto também terá exibição de 3 filmes com a participação e debate dos diretores e roteiristas. O primeiro, “Morro do céu” de Gustavo Spolidoro será exibido hoje as 20h sala de cinema PF Gastal. na Usina do Gasômetro. Os outros são os documentários “o vento lá fora ” e “Esta noite não” que serão apresentados dia 19 e 20 respectivamente.
Outra atração do FestiPoa é a exposição da obra ” Desenhos invisíveis” do artista uruguaio Gervásio Trouche. No dia 20 o pintor portenho conversa com o artista gaúcho Fabio Zimbres. No sábado, além das habituais atrações sobre literatura o dia terá os shows do músico Guto Leite e banda no Instituo Goehte às 20h.
Todos os eventos são gratuitos e são preenchidos de acordo com a ordem de chegada do público.
Confira toda a programação através do blog oficial do evento:
8ª Festipoa Literária: oficinas, discussões e exposições até o dia 23 de junho
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário