Ainda em janeiro, em todo o estado, deverá ser implantada a estratégia da era Trindade.
Baixada a poeira dos arrastões legais monitorados pelo indormido e onipresente coronel Paulo Roberto Mendes, quando no comando geral da Brigada Militar, eis que o seu sucessor, o coronel João Carlos Trindade, acena com uma nova proposta para o campo das ações do policiamento ostensivo do RS. Segundo Trindade, está quase tudo pronto, inclusive com um fato novo: não foi esquecido na proposta, ainda velada, o entrosamento com a Polícia Civil. Como da minha torre, mesmo com vista desarmada, consigo ter uma visão panorâmica sobre essas mudanças, que acompanho há cinco décadas, creio que há dois estrategistas principais na proposta brigadiana. Um deles é o próprio Trindade, que é um policial dialético e, outro, é o coronel Jones Calixtrato, comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital). Como primeiro executivo da área operacional, está o subcomandante da corporação, coronel Lauro Binsfeld. Isso vai dar certo? Sigam-me.
Recusa
O novo projeto da Brigada está pronto e somente será submetido a reciclagens durante a sua aplicação, o que é absolutamente normal e inevitável. Um dos indicativos de que a estratégia está totalmente traçada foi a recusa recente da pasta da Segurança de receber a ajuda de um pelotão da Força Nacional de Segurança, oferecida pelo Ministério da Justiça, para combater a abigeato. Creio que o plano dará um salto inicial contra a criminalidade nos principais centros urbanos do estado e enfrentará para valer os abigeatários. No entanto, não continuará a funcionar nem perto do ideal porque o governo, como sempre, não fornecerá os recursos necessários para que isso aconteça. Ao arriscar esta afirmação, sou o primeiro a torcer para que eu esteja enganado.
Jogo
Em Bento Gonçalves, segunda-feira, a Polícia Civil apreendeu 21 máquinas caça-níqueis numa operação coordenada pelo delegado Álvaro Luiz Pacheco Becker. Em Torres, houve ação semelhante na rua coronel Pacheco e 12 máquinas foram apreendidas. Em Porto Alegre, a Brigada Militar apreendeu 27 máquinas na avenida Assis Brasil. Ninguém ficou ferido.
Comandos
Ontem, o tenente coronel Altair de Freitas Cunha assumiu o 1º Comando Regional de Bombeiros em cerimônia realizada na sede da unidade no BAirro Praia de Belas. Também ontem, houve a posse do coronel Edar Borges Machado no Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Detonação
Uma granada foi encontrada, ontem, na calçada em frente a uma residência na rua Antônio José Santana, bairro Agronomia, zona Leste de Porto Alegre. A área foi isolada e o Gate da Brigada Militar fez a detonação no local. O artefato estava sem o pino de segurança.
Líder
A Brigada Militar prendeu, na noite de segunda-feira, um homem tido como líder do tráfico de drogas na vila Chocolatão, no centro de Porto Alegre. De acordo com o sargento Antônio de Godói, no momento da abordagem Fabiano Aguirre Silveira, de 31 anos, estava em um bar, dentro da vila, oculto em baixo de uma cama. Ele não resistiu a prisão.
Execução
Um homem, ainda não identificado, foi executado, com três tiros na cabeça, na madrugada de ontem, na vila Anair, em Cachoeirinha. O corpo estava na rua Caiçara.
Homicídio
Um casal foi preso, na noite de segunda-feira, pelo assassinato de uma funcionária da Câmara Municipal de Porto Alegre. Márcia Terezinha Santos Mendes, de 50 anos, foi encontrada amordaçada e morta no dia 23 de novembro de 2008 na RS 118, em Viamão. O entregador de jornais Matini Viano Pinheiro Brito, de 30 anos e a dona de casa Patrícia Regina Dor, de 26 confessaram o crime. Segundo o titular da 1ª DP de Viamão, Marcos Machado, o crime envolve causas passionais.
Entrosamento
Dois pontos positivos na área da 3ª DP Regional da Polícia Civil, sediada em São Leopoldo e que tem como titular o delegado João Bancolini. Em primeiro plano, está a eficiência do funcionamento da equipe Volante, que opera 24 por dia atendendo os casos de maior gravidade da região. Junta-se a isso o pleno entrosamento entre a Polícia Civil e a Brigada Militar em todas as ações que têm sido realizadas no últimos meses. Graças a isso, a execução do jovem Cristiano Dias Zacarias, de 19 anos, ocorrido às 4h da madrugada de ontem, às 8h estava plenamente elucidada. Foram presos Miguel Silveira, 45 anos, e Cesar Leandro da Silva, 33 anos, que, segundo a polícia, mataram Cristiano a facadas.
Wander.cs@terra.com.br
moro na vila são vicente martir, bairro camacuã, e estou desolada o que é morar numa vila infestada de drogas. como isto não bastase estamos desprotegidos, eles agem a noite, chegam a proibir a entrada de carros a noite dentro da vila. e agora um dos chefes veio morar pirtinho da minha casa, não tenho mais sossego, e não tenho a quem recorrer, pois a brigada parese que tem medo deles, e as autoridades competentes, não trabalham a noite, é uma trisresa ver o que eles fasem, não deicham a gente dormir,construindo avançando o espaços dos outros, e todos morrem de medo. estou pedindo socorro
Prezados senhores,
Na condição de Agente Especial do FBI à mais de dez anos atrás, sempre admiro quaisquer policiais que sabem cumprir com o verdadeiro dever. Porém, não consegui entender ainda, porque algumas delegacias (11a. e 19a), tem servido para trotes, dentro da minha Área do FBI, ou seja, no Condomínio do Edifício Porto Belo, situado na Rua Barão do Amazonas, 1767 – Bairro Jardim Botânico, por uma razão simples: – como podem permitir reformas e desafiarem-me, quando advirto uma síndica atual, de que, algum ato está errado? Como devo agir, para pedir uma orientação de que, estando alguns condôminos em reformas, não podem atirar cigarros acessos na minha área? E como se não bastásse, o Sr. Arlindo Bonetti (apto 101), parece desconhecer que o respectivo condomínio, não pode ultrapassar um certo tempo de reformas particulares de outros condôminos, além do prazo previsto? Será que a nossa Brigada Militar deve ser algo de trotes (para orientar erradamente), para servir a situações menos danosas? Estou preocupado!
o fabiano aguirre silveira sera solto quando