Geraldo Hasse >
Nativistas de todos os cantos do Rio Grande do Sul e arredores festejam a volta da Califórnia da Canção, em Uruguaiana, de 5 a 8 de dezembro. O festival de música nativa iniciado em 1971 foi interrompido há três anos por “problemas administrativos”, ou seja, dívidas e falta de verbas.
Graças a um mutirão, as “forças vivas” do município recolocaram no ar a 37ª Califórnia da Canção Nativa, com três noitadas eliminatórias e uma final para escolher as melhores de 600 músicas inscritas em 2010, o ano do que chegou a parecer o forfait definitivo do festival que abriu a porteira da renovação do cancioneiro gaucho. A final será transmitida pela TVE a partir das 20 horas de domingo, dia 8.
Num fim-de-semana histórico, festejado por nativistas de todos os cantos do Rio Grande do Sul e arredores, a cidade de Uruguaiana retoma de 5 a 8 de dezembro de 2013 o festival de música nativa iniciado em 1971 e interrompido há três anos por “problemas administrativos”, ou seja, dívidas e falta de verbas.
Graças a um mutirão, as “forças vivas” do município recolocaram no ar a 37ª Califórnia da Canção Nativa, com três noitadas eliminatórias e uma final para escolher as melhores de 600 músicas inscritas em 2010, o ano do que chegou a parecer o forfait definitivo do festival que abriu a porteira da renovação do cancioneiro gaucho. O evento se realiza no antigo Cine Pampa, palco inicial da festa que teve diversas edições ao ar livre, nas barrancas do rio Uruguai.
Ao vivo, pela TVE
Nos anos 1980, as califórnias e outros festivais do interior gaúcho — no total, chegaram a 53, mais de um por semana — foram transmitidos em rede nacional pela TV Bandeirantes. Este ano, a final será transmitida pela TVE a partir das 20 horas de domingo, dia 8.
A Rádio Cultura 107,7 FM, de Porto Alegre, mandou para o evento o músico Demétrio Xavier, apresentador e coprodutor do Cantos do Sul da Terra, programa musical diário (13 às 14 horas) que promete uma próxima semana cheia de novidades.
A volta da Califórnia da Canção, três anos depois
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário