Nei Lisboa e Chico César no show de abertura do Fórum

A edição comemorativa de 15 anos do Fórum Social Mundial começa na próxima terça feira, 19, com a tradicional marcha de abertura, com concentração a partir das 15h no Largo Glênio Peres. A caminhada seguirá pela avenida Borges de Medeiros até o Largo Zumbi dos Palmares, onde acontece o show de abertura a partir das 19h.
Os grandes nomes esperados para a marcha, como o presidente uruguaio José Mujica, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, ainda não estão confirmados.Mas o palco do Largo Zumbi, que receberá as principais atrações musicais, já tem programação confirmada pela organização do Fórum.
Programação terá maçambique, hip hop e música instrumental
O único nome que ainda é dúvida é o de Leci Brandão. A sambista e deputada estadual em São Paulo vem a Porto Alegre para participar da mesa “Mídia, ideologia, educação e poder”, dia 21, às 17h, no Auditório Araújo Vianna. Ainda não se sabe se Leci virá acompanhada da banda ou se fará apenas uma canja no dia da atividade.
A segunda noite de apresentações será dedicada ao hip hop, com show do rapper Eduardo Taddeo, apresentando seu novo disco “A Fantástica Fábrica de Cadáver”, e atrações de diversas partes do estado.
No dia 21 é a noite da música contemporânea. Um grupo de músicos gaúchos se reuniu para formar o grupo Tupãs, que vai apresentar canções da músicas popular brasileira em versões instrumentais. No repertório, diversos compositores brasileiros, entre eles Lupicínio Rodrigues e Túlio Piva.
A noite de 22 de janeiro será dedicada à cultura popular e às manifestações culturais tradicionais, como o maçambique, manifestação religiosa negra que tem seus registros mais antigos no estado no século XIX e que, como outras pelo Brasil, tem origem nas cerimônias de coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga. O Maçambique Morro Alto se apresentará na noite de 22, no Largo Zumbi dos Palmares. No Rio Grande do Sul, o maçambique está presente também no município de Osório.
As apresentações serão divididas em noites temáticas e acontecem entre 19 a 22 de janeiro, a partir das 19h com encerramento previsto para as 22h. A noite de abertura contará com o rapper Moysés, ex Facção Central e A286, seguido por Nei Lisboa e Chico César.
Principais atrações se dividem entre Zumbi e Araújo Vianna
Todos locais que receberão atividades do Fórum Social terão apresentações artíticas, garante a organização. No intervalo entre uma mesa e outra haverão as chamadas místicas, pequena apresentações de cerca de 15 minutos.
Os principais shows serão divididos entre o Largo Zumbi dos Palmares e o Auditório Araújo Vianna. A programação do Araújo ainda nao está completa, mas já estão confirmadas as atrações do dia 21, Grupo Show da Imperatriz Dona Leopoldina, Trio Mandê e a gravação de um clipe de Eduardo Branca, a partir das 18h.
 
Confira a programação do Largo Zumbi dos Palmares:
Dia 19 – Abertura
Moysés
Nei Lisboa
Chico César
Dia 20 – Cultura Hip Hop – Parrhesia em Movimento apresenta
Eduardo Taddeo
Pocket Shows: Rima Suprema, Front LR, 2 Tios, Flavinha Manda Rima, Articulados, Thymen, Mano Dygo, D Mix Charme, LPJ, Ideologia RS
Grafitti
Malabares
Dj Mario
Dj Alexandre Schulz
Dia 21 – Contemporâneo
Tupãs
Quinteto Canjerana
Rock de Galpão
Dia 22 – Cultura popular e tradição
Maçambique Morro Alto
Black Tchê
Calunga
Alabê Oni

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *