Abrem-se as cortinas do Teatro do Bourbon Country

Naira Hofmeister

O café da manhã dessa terça-feira, 5 de junho, se estendeu das 9h da manhã até depois do meio-dia. Primeiro foram os jornalistas, que ao lado dos diretores da Opus Promoções, Carlos Konrath, e da Cia Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, conheceram os três andares do novo Teatro do Bourbon Country. Em seguida, os lojistas do centro comercial puderam caminhar pelos diversos ambientes da casa de espetáculos, que impressiona pelo requinte e pelo preciosismo técnico.

Com uma área de 4.100m², e com capacidade para até 1.100 pessoas, o Teatro do Bourbon Country emprega tecnologia para conferir versatilidade ao espaço, que traz `cidade o conceito de teatro-estúdio. O palco desmontável e a platéia retrátil transformam o tradicional palco italiano em um amplo salão, que pode ser usado para bailes, desfiles de moda, ou eventos que necessitem diferentes configurações de espaço e de público.

A estrutura técnica contribui com o ambicioso projeto de unir em um só lugar, eventos de cunho empresarial, social e cultural. Ou, como diz o informe para a imprensa, “o local pode abrigar exposições, mostras de arte, gravações para a TV, filmagens publicitárias e cinematográficas, desfiles de moda, congressos, formaturas e grandes espetáculos de artes cênicas e música”. Os andaimes que sustentam refletores e outros objetos cênicos, por exemplo, se estendem por cima de toda a platéia e nas laterais, permitindo inovações nas montagens teatrais e dando suporte técnico necessário aos grandes eventos de moda.

“Acreditamos na criatividade do pessoal da cultura para utilizar o espaço da melhor maneira possível”, projetou Cláudio Zaffari, jogando a bola para Calor Konrath. “A melhor decisão que tomamos foi a de ir com calma”, esclarece o diretor da Opus, que por enquanto só anunciou espetáculos tradicionais para o novo teatro. Entre as atrações estão o roqueiro Alice Cooper (9 de junho), a peça O Pequeno Príncipe, protagonizada por Luana Piovani (23 e 24 de junho), e o Balé Real da Dinamarca (29 de junho). Músicos como Marina e Lobão já estão agendados.

Unidas pelo projeto, as duas empresas fundaram uma nova razão social, a Companhia Opus de Entretenimento, que vai administrar o espaço. “Ainda estamos terminando os cálculos, mas nossa expectativa de custo ultrapassa os 10 mil reais”, anunciou Claudio Zaffari.

A distribuição do espaço foi pensada para abrigar “três ou quatro eventos simultâneos”, disse Konrath. Os cinco camarotes, por exemplo, são unidos por uma grande ante-sala onde podem ser oferecidos coquetéis apenas para convidados. “Esse sistema pode ser contratado por empresas e não constrange ninguém, pois não vai ter camarão nem champanhe circulando fora desse espaço”, comemora Konrath. Ainda há platéias alta e baixa, mezanino, galerias laterais, foyer e os ambientes externos com bar e café.

A inauguração oficial acontece na noite dessa terça-feira, 5 de junho, a partir das 19h. A governadora Yeda Crusius e o prefeito de Porto Alegre José Fogaça, entre outros convidados, vão tomar champanhe Chandon e assitir ao pianista Geraldo Flach se apresentar no foyer. No palco principal, quem comanda o show de oito artistas gaúchos é Peninha.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *