A primeira entidade ambiental do Brasil completa 44 anos nesta segunda-feira, dia 27 de abril. Fundada em 1971, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) vai comemorar o aniversário no Mr. Pickwick, no Shopping Olaria, em Porto Alegre, a partir das 19h.
A avaliação do presidente da entidade, Alfredo Gui Ferreira – um dos fundadores da Agapan, ao lado de José Lutzenberger e Augusto Carneiro – observa que as pautas ambientalistas, consideradas na época devaneios hoje são amplamente aceitas pela população.
“Era o caso da preservação da água como bem natural, que hoje afeta São Paulo”, cita o ambientalista, ao anunciar, como desafio para os próximos anos, “investimentos em gestão com inteligência e sem desperdício, principalmente por parte das empresas poluidoras e degradantes do ambiente”.
Ao longo de sua trajetória, a Agapan se notabilizou por causas que ganharam as manchetes dos jornais: é o caso da batalha contra a derrubada de árvores em Porto Alegre, que começou quando um estudante subiu em uma tipuana diante da Faculdade de Direito e da preocupação com a poluição das águas do Guaíba e do ar da cidade pela antiga fábrica Borregard, em Guaíba.
Os filiados da Agapan já iniciaram a comemoração em uma reunião no último sábado, no orquidário do Parque da Redenção, quando discutiram conjuntura atual e pautas de interesse da entidade.

Deixe um comentário