Alvorada é um dos cinco municípios gaúchos com com maior índice de violência e é o 12º em homicídios e mortes violentas por causas indeterminadas, entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e foram divulgados em janeiro de 2017.
Conhecida como cidade dormitório, com 207 mil habitantes, Alvorada, e mais especificamente seus habitantes, foram tema de trabalho premiado no 25º Salão Internacional do Desenho de Porto Alegre: “Alvorada em Quadrinhos”, desenhado por Pablito Aguiar, 28 anos e, como quase todo habitante da cidade, com problemas de autoestima em relação à sua origem.
“Eu escondia que morava em Alvorada quando estudava em Porto Alegre. Fiz Faculdade de Comunicação Digital. Ganhei uma bolsa para um intercâmbio em Bilbao, na Espanha, através do programa Sem Fronteiras. Foi um ótimo aprendizado. Voltei de lá com a percepção de que eu não conhecia Alvorada. Esse foi o início de eu contar a história de seus moradores em quadrinhos”, conta Pablito.
Suas principais referências em quadrinhos são o gaúcho Santiago, “seus desenhos são cheios de detalhes” e o americano Bill Waterson, criador de Calvin, “ele desenha os personagens com olhos pequeninhos, gosto disso”. O cartunista argentino Liniers e o americano Joe Sacco completam suas influências gráficas e servem como inspirações, “com suas reportagens e forma de fazer jornalismo em quadrinhos”.
Para chegar ao trabalho premiado no Salão de Desenho, propôs ao jornal A Semana, onde trabalha como ilustrador, o projeto de contar ao longo de 2017 as histórias de 23 moradores de Alvorada, seus sonhos, dificuldades e cotidianos.
Isso resultou em um livro em quadrinhos, bancado pela Prefeitura da cidade para ser distribuído nas escolas do município.
“Em todas as histórias que retratei em quadrinhos, há uma crença de esperança, de afirmação e de confiança no futuro das pessoas. Isso é que Alvorada representa para elas. Isso é que Alvorada representa para mim.”

Alvorada em quadrinhos
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário