Ambientalistas condenam instalação elétrica no Ferrabras

Ambientalistas e moradores da cidade de Sapiranga, distante 50 quilômetros de Porto Alegre, recolheram cinco mil assinaturas para frear a instalação de linhas transmissoras de energia elétrica no Morro Ferrabras.
A informação é do jornal Correio do Povo deste sábado (23), que adianta ainda que uma audiência pública para tratar sobre o tema deve ser realizada na cidade no dia 12 de maio.
O Ferrabras é um dos principais pontos de voo livre do Estado e possui rica biodiversidade.
O projeto é da Eletrosul, que pretende passar uma rede elétrica de alta tensão em um trajeto que passa por dentro do Núcleo da Reserva da Biosfera e da Área Prioritária para a Conservação da Natureza dos Contrafortes do Ferrabras, ambas protegidas por lei.
Moradores da região acreditam que a construção causará impactos permanentes na fauna, flora e nos recursos hídricos do local.
Além disso, poderá interferir negativamente também na subsistência das comunidades locais. “Pode comprometer o potencial turístico da região”, alerta o diretor-presidente da ong Araçá-PItanga, o biólogo Luís Fernando Stumpf.
O Conselho do Plano Diretor do município já se manifestou contra a obra. A secretaria de Planejamento, por sua vez, sugeriu que a empresa instale a linha na face sul do morro, onde já há redes elétricas instaladas.
O projeto ainda está sob análise da Fundação de Proteção Ambiental do Estado (Fepam).
A obra de extensão da rede elétrica  está estimada em R$ 4 bilhões e prevê sete linhas de transmissão de energia.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *