O Bloco de Lutas decidiu antecipar para esta segunda feira (22) o protesto marcado para o dia 26 contra o aumento da passagem do transporte coletivo em Porto Alegre.
O aumento de 15,4%, acima da inflação e do aumento dos rodoviários, foi anunciado no fim da tarde da sexta-feira (19) passada.
A concentração será na frente da prefeitura às 17 horas.
Na manhã desta segunda feira, havia quase 3 mil confirmados e mais 2,4 mil interessados no evento criado pelo grupo no facebook.
ativistas calculam passagem a R$ 1,94

O movimento contrário ao aumento da passagem criou uma comunidade no facebook chamada “Meu ônibus lotado”, que recebe reclamações a respeito do transporte público em Porto Alegre.
Lá também publicaram um gráfico onde comparam a inflação com o aumento da passagem nos últimos 20 anos. E outro, que mostra a evolução de 1994 para cá, com o preço da passagem e quanto seria se fosse reajustado pela inflação.
Segundo esses cálculos, a passagem seria R$ 1,94 hoje.
PSOL ingressa na justiça para barrar reajuste
O PSOL anunciou na manhã dessa segunda-feira (22) que vai recorrer à Justiça contra o aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre. Os vereadores Fernanda Melchionna e Prof. Alex Fraga, se encontram com o deputado estadual Pedro Ruas e a pré-candidata à prefeitura Luciana Genro no Fórum Central, às 17h para protocolar a ação.
Em 2013, uma iniciativa semelhante movida pelo PSOL, barrou o aumento da tarifa no município.
“Além de ser um aumento abusivo, bem maior que a inflação, foi a primeira vez em 30 anos que nenhuma instituição de controle social teve acesso à planilha de cálculo da tarifa. Para completar, as ações que questionam a licitação não foram julgadas”, justificou Melchionna.
Antecipado protesto contra aumento do transporte coletivo em Porto Alegre
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário