Após vendaval, três mil toneladas de árvores já foram recolhidas

Seis dias depois do vendaval que devastou a região central de Porto Alegre, muitas arvores ainda se encontram no chão a espera de recolhimento. Apesar disso já foram recolhidos mais de três mil toneladas desde sábado quando a Prefeitura começou a agir.
A informação é do Secretário do Meio Ambiente, Mauro Moura. “Estamos recolhendo cerca de 400 toneladas por dia” avaliou. Mais de 30 equipes da Prefeitura atuam no recolhimento das arvores e galhos que foram atingidos.
A prioridade é retirar as arvores das vias e calçadas. A previsão é que o serviço de remoção seja finalizado na próxima semana. As pistas principais da cidade já foram limpas, segundo o Secretario.
As árvores estão sendo depositadas provisoriamente em um terreno atrás da Câmara de Vereadores, local próximo aos bairros mais atingidos. Depois serão transportadas para área Unidade de Triagem e Compostagem, localizado no Bairro Lomba do Pinheiro.
Somente depois disso serão realizados a remoção em parques e praças. “Vamos ver se conseguimos iniciar amanha ou sábado” falou Moura. Para ele o trabalho a ser realizado nos Parques e nas praças será ainda maior.
Uma avaliação parcial da Smam (Secretaria do Meio Ambiente) detectou pelo menos 300 árvores atingidas no Parque Farroupilha, a Redenção. No Parque Marinha do Brasil o estrago foi ainda maior. A estimativa é que mais de mil árvores tenham sido danificadas pelo vendaval.
Até lá a Prefeitura recomenda que os cidadãos não frequentem o Parque Marinha do Brasil e parte da Redenção. “No Parque Farroupilha é preferível utilizar apenas o eixo central evitando as áreas com mais árvores” alertou Mauro.
Ajudam no serviço de remoção, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Estado e Exército.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *