A temperatura média da superfície global em 2015 quebrou todos os recordes já registrados anteriormente. Pela primeira vez a temperatura média da terra ficou um grau centígrado acima da era pré-industrial.
As informações são da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgadas na segunda-feira (25). .
“Um El Niño excepcionalmente forte e o aumento das emissões de gases de efeito estufa juntaram forças provocando um efeito dramático sobre o sistema climático em 2015”, afirmou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.
Ele explicou que os efeitos do fenômeno El Niño acabarão nos próximos meses, mas os impactos das mudanças climáticas provocadas por intervenção humana se manifestarão por muitas décadas.
“As alterações do clima terão crescentes impactos negativos, pelo menos, durante as próximas cinco décadas”, acrescentou.
O período de 2011-2015 foi o período de cinco anos com as mais altas temperaturas já observadas.
Para Taalas, é necessário investir na adaptação às mudanças climáticas, aumentando a capacidade dos países de prover melhores alertas preventivos antes de desastres para minimizar as perdas humanas e econômicas.
“Teremos uma chance de permanecer dentro do limite máximo de 2 graus, se os compromissos feitos nas negociações sobre mudanças climáticas em Paris e, além disso, uma maior redução do nível de emissões for alcançada, afirmou, referindo-se ao aumento de temperatura que a comunidade internacional se comprometeu a não ultrapassar.
O relatório completo sobre o clima em 2015 será apresentado pela OMM em março deste ano.
Fonte: ONU Brasil.
Ultimos cinco anos foram os mais quentes da história
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário