Artistas contemporâneos abrem exposição no IAB a partir desta quarta

Mostra de artes visuais ocorre de 16/09 a 16/10, no Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada é franca
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) abre na próxima quarta-feira (16/09), às 19h30min, cinco exposições de artes visuais selecionadas em edital. A mostra integra o segundo ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2015. A visitação permanece até o dia 16 de outubro de 2015, das 14h às 20h, de segunda à sexta-feira, na Rua General Canabarro nº 363, no Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada é franca.
Na Sala Negra, o público poderá conferir a mostra “Aldeia dos Anjos”, do artista visual Xadalu. Através de um resgate cultural em que o passado se funde com o presente, o artista traz para o debate um tema de grande relevância para a sociedade: a demarcação de terras indígenas. A exposição conta com 13 obras concebidas em diversas técnicas, que incluem pequenos fragmentos de acontecimentos da história, de outros tempos até o momento atual que vivem as comunidades indígenas do Brasil contemporâneo.

Xadalu
“Aldeia dos Anjos”, de Xadalu

Na Sala Anexa, Alex Pernau, apresenta a desconstrução e reconstrução do corpo na mostra “Anomalia”. O projeto explora os limites da taxonomia em busca de um hibridismo lúdico e impossível. O ponto de partida é a destruição e reconstrução da figura humana. As formas anômalas exibidas nas obras são resultados das possibilidades criativas do corpo, projetadas e modeladas digitalmente com o intuito de integrar tecidos biológicos que, de outra forma, seriam incompatíveis. Sob o ponto de vista técnico, Anomalia é um projeto diretamente ligado à tecnologia. As obras exibidas na exposição foram criadas através da computação gráfica, utilizando os mesmos softwares e processos que são utilizados na indústria criativa.
Alex Pernau
“Anomalia”, de Alex Pernau

A Sala do Arco irá abrigar a mostra “Sombras” da artista visual Fraga. As figuras que transitam no limite entre a vigília e o sensorial, e os sentidos da consciência, transmitem o medo e estranhamento, como protagonistas de um teatro de claro e escuro. Essa exposição retrata graficamente os habitantes dessa fronteira. O digital emula o orgânico, gerando traços e espaços totalmente “desenhados” dentro da máquina.  Também foram utilizados recortes do cinema fantástico (“O Sétimo Selo”, de Ingmar Bergman, à frente), tramas das gravuras de Rembrandt, o imaginário mítico de Marcelo Grassmann e os contrastes branco/preto de Goeldi.
 
Na Circulação, Amandita Medeiros apresenta a mostra “Fotografismo”. A exposição individual reúne diversas imagens manipuladas de galhos secos de árvores, obtidas contra a luz, detalhando apenas a silhueta, a sombra, tornando-se desenhos com linhas gráficas. Fotografismo faz parte de uma série de trabalhos que a artista vem desenvolvendo continuamente desde o período que cursou Bacharelado em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS.
Amandita Medeiros
“Fotografismo”, de Amandita Medeiros

Nas áreas externas do Solar do IAB RS, o artista visual Fábio Ribas apresenta suas esculturas que integram a mostra “Descartados”. As obras foram criadas a partir do imaginário atual do artista, desenvolvidas mediante somatórios não lineares desconstruídos e reconstruídos com materiais descartados pela sociedade contemporânea, que revivem ao serem recolhidos das ruas. Chaleiras, porongos, liquidificadores, taquaras, caixas e luminárias ganham vida pela forma. Mais do que o objeto por si só, ampliam sua força e expressividade ao se unirem em um conjunto visual complexo, como que se harmonizando no encontro da diversidade.
AGENDA
O que: Exposições de Artes Visuais no IAB RS
Abertura: Dia 16 de setembro, quarta-feira, às 19h30min.
Visitação: Até dia 16 de outubro de 2015, das 14h às 20h, de segunda à sexta-feira
Onde: Ponto de Cultura Solar do IAB RS (Rua General Canabarro nº 363, no Centro Histórico de Porto Alegre).
Quanto: Entrada franca
Informações: (51) 3212.2552 / http://galeriaespacoiab.blogspot.com.br

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *