Assembleia terá audiência pública sobre Operação Zelotes

Foi aprovado hoje pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados o requerimento, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que pedia a realização de uma audiência pública obre a Operação Zelotes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O pedido é da própria casa gaúcha que quer um parecer da investigações da operação deflagrada em março deste ano.
De acordo com o documento, assinado por 19 parlamentares gaúchos, a atividade “justifica-se na importância de dar transparência, apresentar e esclarecer as ações e resultados decorrentes da Operação Zelotes”. Segundo o deputado Pimenta, relator da subcomissão que acompanha a Operação Zelotes na Câmara Federal, a atividade em Porto Alegre deve ocorrer no mês de agosto.
A operação Zelotes investiga um esquema que teria desviado cerca de R$ 20 bilhões dos cofres públicos, em que empresas com dívidas com a União pagavam propina a conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais para se livrarem de multas. Vinculado ao Ministério da Fazenda, o Carf é a última instância para discussões tributárias entre contribuintes e Fisco.
Empresas gaúchas estão entre as investigadas
Entre os mais de 7O investigados aparecem na lista da Operação Zelotes, entre eles companhias do estado como Gerdau, Marcopolo, Mundial-Eberle, Évora, Copesul e Avipal/Granoleo e Grupo RBS. Os maiores valores contestados, segundo a operação seriam da Gerdau (RS 1,2bilhões) e RBS (R$ 671,52 milhões).
CGU fará auditoria no Carf
Controladoria-Geral da União anunciou que irá realizar uma auditoria no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A ação também atende a uma proposta do deputado Paulo Pimenta. Em nota, a CGU informou que “incluiu os trabalhos solicitados em sua programação”, e diz que os resultados da auditoria, “tão logo ela seja concluída”, serão submetidas à Câmara dos Deputados.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *