Atelier Livre terá menor autonomia na gestão Marchezan

Criado em 1961 para ser uma escola de arte pública aberta, em contraponto ao ensino acadêmico do Instituto de Belas Artes (atual Instituto de Artes da UFRGS), o Atelier Livre Xico Stockinger vai funcionar com menor autonomia na gestão do prefeito Nelson Marchezan Júnior.
O secretário adjunto da Cultura do município, Eduardo Wolff, afirmou que o Atelier Livre será vinculado à Coordenação de Artes Plásticas de Secretaria Municipal de Cultura.
“Lamentavelmente, o Atelier Livre vinha funcionando de forma totalmente autônoma”, afirmou. Para Wolff, a autonomia não pode significar “abandono, isolamento”. “Não podemos deixar o Atelier isolado”, defendeu.
Wolff afirmou que a prefeitura reconhece a eleição realizada pela comunidade do Atelier no final de 2016, que reelegeu a instrutora Miriam Topolar para a direção por mais dois anos. Atualmente, ela ocupa o cargo, mas sem remuneração equivalente. Procurada pela reportagem, Miriam não quis se manifestar.
Desde 1989, a direção do Atelier Livre é escolhida por meio de eleição direta, o que era previsto no decreto 9.473, revogado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior. Segundo Wolff, com a reforma administrativa anunciada pelo prefeito para os primeiros 120 dias da gestão, a direção do Atelier Livre deve deixar de ser Cargo de Confiança e passar a Função Gratificada.
“Revogamos o decreto que tornava obrigatória a eleição para um cargo de livre nomeação. Isso não elimina a eleição que os professores e a comunidade realizaram. Apenas elimina a obrigatoriedade de uma eleição. Cargo de confiança não pode ser eleito”, explica o secretário adjunto.
Apesar de Miriam ocupar o cargo de direção do Atelier, uma assessora de imprensa da prefeitura havia sido nomeada recentemente para o mesmo cargo. O secretário adjunto esclareceu que esta questão já foi resolvida, com a exoneração da assessora e nomeação desta no gabinete de comunicação.
“É uma situação puramente formal. O importante é que pela primeira vez o Atelier Livre vai funcionar agregado com a Coordenação de Artes Plásticas”, concluiu Wolff.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *