Atrasos e superlotação são a principal reclamação dos passageiros de ônibus

Saiu o primeiro relatório do Fiscaliza Tu, o app lançado em março pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), com o intuito de saber quais os principais problemas do transporte por ônibus em Porto Alegre. Pelo aplicativo, os usuários podem denunciar o que veem de errado no transporte público.
Foram 389 denúncias, entre 2307 cadastros realizados, abrangendo 105 linhas que realizam o transporte público da capital. Atrasos e superlotação foram as principais reclamações, com 78% das denúncias, 21% para outros problemas e houve 1% para registrar aspectos positivos.
Os “outros”  foram reclamações acerca do não funcionamento adequado dos veículos, como a utilização de ônibus sucateados, com péssimas condições de rodagem, portas e janelas enguiçadas, falta de acesso a cadeirantes, ar condicionado e campainha estragadas. A não realização de viagens também foi apontada pelos passageiros.
Entre 15 e 44 minutos foi o tempo de atraso em 12 linhas que mais tiveram denúncias. São elas:

  • 375 – AGRONOMIA/INFORMÁTICA
  • T7 – NILO/PRAIA DE BELAS
  • D43 – UNIVERSITÁRIA-DIRETA
  • 187 – PADRE REUS
  • 178 – PRAIA DE BELAS
  • 186 – LIBERAL
  • 431 – CARLOS GOMES
  • T10 – TRIÂNGULO/ANTONIO DE CARVALHO
  • 262 – JARDIM VILA NOVA
  • 281 – CAMPO NOVO
  • 340 – JARDIM BOTÂNICO
  • T9 – PUC

O relatório será apresentado aos vereadores da Câmara Municipal e também encaminhado para a Empresa Pública de Transporte e Circulação. A vereadora adiantou que também enviará um pedido para que EPTC envie um relatório em relação às multas aplicadas às empresas que atrasaram o horário. “Sabemos que a EPTC emite mensalmente autuações às empresas de ônibus devido a descumprimentos da tabela horária. Precisamos de mais transparência acerca dessas informações.”
O aplicativo teve o custo de R$100, apenas o valor do domínio na internet. O desenvolvimento do software foi realizado pela equipe do gabinete da vereadora.
O relatório com todos os dados está em anexo em pdf e doc e pode ser acessado no link: http://bit.ly/2pTwlcG
 

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Comentários

Uma resposta para “Atrasos e superlotação são a principal reclamação dos passageiros de ônibus”

  1. Avatar de Murilo Jamiel
    Murilo Jamiel

    Curiosamente, a única medida tomada por empresas e prefeitura foi reduzir o número de viagens.

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