Câmara discute situação da AIDS na Capital

Prevenção e Atendimento das DST/AIDS é a pauta da audiência pública que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara realiza nesta terça-feira (20), às 10h, na sala 301 da sede do Legislativo. Foram convidados a enviar representantes o Ministério da Saúde, secretarias municipal (SMS) e estadual de Saúde (SES), conselhos de Saúde, órgãos de controle, hospitais e entidades da sociedade.
A reunião foi solicitada pelo vereador Aldacir Oliboni (PT), em razão de Porto Alegre continuar em primeiro lugar no ranking das capitais com taxas mais altas de detecção do HIV e de mortalidade por aids. Os índices em 2015 foram, respectivamente, de 74,0 e 23,7 (em cada 100 mil habitantes), segundo dados do Ministério da Saúde. “Embora estejam em queda nos últimos anos, os índices são muito altos, ou seja, temos de avançar muito em prevenção e tratamento”, afirma Oliboni.
Também no Rio Grande do Sul os números são alarmantes. É o Estado que apresentou índices mais altos de detecção do HIV no País, com 34,7 (em cada 100 habitantes) em 2015. Contudo, assim como em Porto Alegre, os índices referentes ao Estado estão diminuindo: em 2014, tinham sido de 38,7, e em 2013, de 41,7.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *