O deputado Adão Villaverde (PT) pediu que o governador José Ivo Sartori se desculpe com o jornalista Matheus Chaparini, do Jornal Já, preso na última quarta-feira, enquanto trabalhava cobrindo a desocupação da Secretaria da Fazenda pela Brigada Militar. O vídeo com a fala do deputado foi publicado em suas redes sociais.
A fala foi feita na tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira, 22. O deputado falou em nome das bancadas do PT e do PSOL, condenando o que consideraram “uma prisão arbitrária e violenta.”
Villaverde recordou ainda o caso do jornalista Alfredo Daudt, do Jornal Comércio. Em 1987, o repórter foi detido pela Brigada Militar enquanto cobria uma manifestação do Cpers em frente ao Palácio Piratini. Na ocasião, ao saber do episódio, o então governador Pedro Simon chamou o jornalista ao Palácio para pedir desculpas oficialmente. Villaverde cobrou que Sartori tome uma atitude semelhante.
“O governador deve pedir escusas também ao Jornal Já , onde o repórter trabalha, e explicar a toda a sociedade gaúcha sua política de segurança pública e direitos humanos em relação à criminalização dos movimentos sociais, reorientando sua ação diante dos protestos, normais na democracia”, afirmou o deputado.
Deputados cobram posição de Sartori por prisão de jornalista
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário