Tiveram início nessa quinta-feira e prosseguem hoje as reuniões preparatórias do Comando Nacional dos Bancários, em São Paulo, que irá negociar com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) a campanha salarial 2016. A primeira rodada de negociação com os representantes dos banqueiros ocorreu também nessa quinta-feira à tarde.
Apesar do quadro recessivo da economia brasileira, os bancos continuam sendo o setor da economia com os melhores resultados financeiros. O lucro dos cinco maiores bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa) no primeiro semestre de 2016 chegou a R$ 29,7 bilhões.
Apesar do lucro, juntos os bancos fecharam 6.785 postos de trabalho no país, de janeiro a junho deste ano, segundo a Pesquisa do Emprego Bancário (PEB).
Além da Fenaban, que reúne os bancos privados, também já estão em curso as primeiras negociações com a Caixa Econômica Federal, iniciada no dia 17 em Brasília, e com o Banco do Brasil, também em Brasília, no dia 23 de agosto.
O presidente do SindBancários de Porto Alegre, Everton Gimenis, presente em São Paulo, declarou: “Os banqueiros costumam fazer aquela choradeira na mesa e ficam nos enrolando. Esperamos que este ano apresentem uma proposta decente que, de fato, melhore as condições de trabalho, atendendo cláusulas de saúde, segurança e de renda, e que assumam compromisso de não demitir, mas contratar mais trabalhadores”, disse Gimenis.
Bancários começam negociações da campanha salarial
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário