Por Carmen Carlet
A partir da segunda-feira, 26/10, os cidadãos gaúchos serão convocados a uma ação de cunho social e cultural: fazer uma faxina em seus armários e bibliotecas para doar livros a quem não tem acesso.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), depois de 13 empreendimentos sociais bem sucedidos, lança seu Banco de Livros, um projeto inédito no Brasil. Para viabilizá-lo cercou-se de parceiros com peso na área. O presidente do Banco é Waldir da Silveira, ex-presidente da Câmara Riograndense do Livro.
Com a ambiciosa meta é arrecadar 500 mil exemplares até o dia 30 de novembro, o Banco de Livros lançou mão de uma arrojada estratégia de marketing e campanha publicitária desenvolvida pela agência Escala. A intenção é provocar impacto, mexer com o intelecto daqueles que estão habituados ao mundo dos livros e, no final, além dos volumes arrecadados, entregar para a sociedade um romance inédito de Luis Fernando Veríssimo – Os Espiões – que estará disponível na internet quando o banco alcançar a meta de meio milhão de livros.
O Banco de Livros terá 1334 postos de captação por todo o Rio Grande do Sul, incluindo agências dos correios, supermercados, concessionárias de veículos, redes de estacionamentos, farmácias e a própria Feira do Livro de Porto Alegre. Tudo que for arrecadado irá para Porto Alegre para seleção e classificação feita pelos alunos de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os estudantes farão a triagem do que pode ser doado, dependendo do conteúdo e condições.
O restante não será descartado, mas encaminhado ao Banco de Resíduos para aproveitamento”, avisa Silveira. E o que for viável para leitura será encaminhado a associações de bairros menos favorecidos, creches, hospitais, presídios, entre outras entidades.
Todas as informações desta campanha estarão disponíveis na internet:
www.livroinedito.com.br
Banco de livros vai ampliar acesso à leitura
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
-
Excelente notícia. Mas não estou conseguindo acessar o site http://www.livroinedito.com.br.
E alguém sabe se estão precisando de voluntários para esse trabalho? -
Quando soube da campanha de doação de livros,juntei meus livros e dos meus filhos,que foram muito uteis para nós e fui ao correio mais próximo de minha casa em alvorada,mas quando cheguei com todos aqueles livros(,que não são poucos),para minha surpresa disseram que não sabiam da campanha ,então fui a Panvel,recebi a mesma resposta,”não sabemos de campanha alguma!”fiquei muito surpresa,e retornei com os livros.E agora que faço com os livros ? Deixo eles na estante novamente,sendo que poderão ser uteis para outras pessoas assim como foram para nós!
-
Gostaria de saber se não estão precisando voluntários para esta campanha ?
-
EU QUERO DOAR LIVROS QUERO QUE ALGUÉM ENTRE EM CONTATO COMIGO POIS NÃO TENHO COMO LEVÁ-LOS ATÉ OS POSTOS. JÁ LIGUEI PARA O 0800 FICARAM DE ME DAR RETORNO E NADA
AGUARDO RESPOSTA! OBRIGADA -
Tenho muitos livros para doar, como é um número grande de livros, gostaria de saber se podem vir buscar em casa.
-
Se vocês querem doar, estou aceitando. Retiro no local sem problemas. É so entrar em contato.
-
Tenho livros para doação (300) aguardo contato.
-
Gostaria de informar que aceito doação de livros, discos, cds, dvds, revistas em quadrinhos em qualquer cidade do Espírito Santo. Basta entrar em contato pelo meu mail (marcos.graminha@gmail.com) ou pelo telefone 27 9254-0070. Na grande Vitória posso retirar. Caso vc more fora da Grande Vitória ou do estado, tbm aceito doação. Aceito doação de eletronicos (radios, video games, jogos, vitrolas , etc) em qualquer estado de conservação. Entre em contato.
-
Parabéns. Uma iniciativa louvável. Estender a leitura ao maior número de pessoas significa uma contribuição e tanta para a formação de uma cidadania mais ativa.
Deixe um comentário