Bandeirão já virou marca da Venâncio Aires

Bandeira enfeita a rua durante a Copa desde 1998 (Fotos: Carlos Matsubara)

É impossível não notar: todos que passam pela esquina da Venâncio Aires com a João Pessoa na época da Copa do Mundo erguem os olhos para o alto dos prédios e abrem um sorriso. Lá de cima, pende uma enorme bandeira verde e amarela, com uma altura de cinco andares. O objeto tem detalhes vermelho-e-branco e tricolor, unindo as cores de Grêmio e Inter.

A decoração não é novidades desta Copa do Mundo. Desde 1998, os moradores arrecadam dinheiro na vizinhança para exibir a paixão pelo futebol brasileiro. Idéia de um antigo comerciante – o Carioca – que manteve um mercadinho na região durante anos.

Segundo conta Rui Oliveira, síndico do Edifício Ada (Venâncio Aires, 449), Carioca era torcedor daqueles fanáticos, que fazia de tudo por um campeonato. Teve então a idéia de fazer uma baita “corrente pra frente”, simbolizada pela bandeira, que mede cerca de 25 metros de comprimento e 15m de largura.

“Ele bateu de porta em porta, arrecadando o dinheiro, e não teve ninguém que negou”, lembra Oliveira. O triste desfecho da final da Copa de 98 contra a França não impediu o sucesso do bandeirão. Tanto que a campanha voltou em 2002, dessa vez, abençoada com o pentacampeonato. A esquina virou ligar de comemoração: “Na ocasião, até a Banda da Brigada veio animar a festa, que estava linda”, lembra orgulho, o síndico Oliveira.

Ele acredita que a festa tem tudo para se repetir. “Condições para vencer essa Copa não faltam, nossa seleção é composta de jogadores que atuam na Europa e estão habituados com o clima”, comenta ele, já projetando uma nova festa sob o bandeirão da Venâncio.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *