A drástica redução no número de bicicletas disponíveis no aplicativo BikePoa será tema de discussão, nesta terça-feira, 14/11, a partir das 14h30, na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Das 400 bicicletas que deveriam estar operando, conforme o edital assinado em maio do ano passado, nem a metade esta à disposição dos usuários.
Além do que, os números apresentados também apresentam disparidades. A EPTC diz que 130 bikes estão operando, mas o gerente de projetos da empresa, Antonio Vigna, admitiu que menos de oitenta estão em operação. O aplicativo mostra uma disponibilidade ainda menor de veículos.
O proponente da discussão no Legislativo, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) justificou a reunião: “É um serviço importante para a mobilidade urbana na Capital que vem enfrentando problemas nos últimos meses.”
Conforme o parlamentar, foram convidados para o encontro representantes da EPTC e da empresa que opera o sistema, a Tembici.
Prefeitura promete troca de estações e bikes para novembro
A prefeitura explica que o baixo número de bicicletas deve-se a troca da empresa prestadora do serviço. Em agosto, a Tembici assumiu a operação do sistema no lugar da Serttel. Com isso, as bikes estragadas não foram repostas.
Também em agosto, a Prefeitura anunciou a troca no sistema do bikepoa até o fim deste ano. A implementação das novas estações e 410 bicicletas está prevista para começar ainda neste mês de novembro. A promessa é que as estações terão espaço para mais bicicletas.
As estações também terão mudanças físicas. Elas deverão serem mais próximas uma da outra e atenderão um raio menor do que o oferecido hoje. As estações do Cristal e do Bela Vista, na Praça da Encol, não existirão mais. Os postos em frente ao Hospital Mãe de Deus e no estádio Beira-Rio também terão o mesmo destino. Para a zona Sul, a estação mais distante será a do museu Iberê Camargo. Já em direção a Zona Norte, a estação mais afastada será a do Parcão.
“Assim, espera-se qualificar o serviço e aumentar o número de viagens”, explicou Vigna.
Bikepoa: escassez de bicicletas será tema de reunião na Câmara Municipal
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário