Brasil é a sexta maior economia do mundo

O Brasil deve superar a Grã-Bretanha e se tornar a sexta maior economia do mundo ao fim de 2011, segundo projeções do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (cuja sigla em inglês é CEBR) publicadas na imprensa britânica hoje (26/12).
De acordo com a consultoria britânica, especializada em análises econômicas, a queda da Grã-Bretanha no ranking das maiores economias continuará nos próximos anos com Rússia e Índia empurrando o país para a oitava posição.
O jornal The Guardian atribui a perda de posição à crise financeira de 2008 e à crise econômica que persiste em contraste com o boom vivido no Brasil na rabeira das exportações para a China.
O Daily Mail, outro jornal que destaca o assunto, informa que a Grã-Bretanha foi “deposta” pelo Brasil de seu lugar de sexta maior economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Alemanha e da França.
Segundo o tabloide britânico, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao “futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global” com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.
Um artigo que acompanha a reportagem do Daily Mail, ilustrado com a foto de uma mulher fantasiada sambando no carnaval, lembra que o Império Britânico esteve por trás da construção de boa parte da infraestrutura da América Latina e que, em vez de ver o declínio em relação ao Brasil como um baque ao prestígio britânico, a mudança deve ser vista como uma oportunidade de restabelecer laços históricos.
“O Brasil não deve ser considerado um competidor por hegemonia global, mas um vasto mercado para ser explorado”, conclui o artigo intitulado “Esqueça a União Europeia… aqui é onde o futuro realmente está”.
A perda da posição para o Brasil é relativizada pelo The Guardian, que menciona outra mudança no sobe-e-desce do ranking que pode servir de consolo aos britânicos. “A única compensação é que a França vai cair em velocidade maior”.

0 comentário em “Brasil é a sexta maior economia do mundo”

  1. De que adianta ser a 6ª economia mundial se 1/3 da população passa Fome? Temos um idh mais baixo que o Peru, por exemplo! De que adianta um país rico co a população pobre?

  2. discordo totalmente apesar da excitação da economia brazileira em alta
    para mim reino unido continua na frente devido a tua forte infuência economica e devido ao teu empenho em Educaional, transporte, saúde etc…..
    O brazil necessita de muita modificação nestas citações pois tudo aqui é precário
    pois em que adianta ter um avanço economico sendo que milhares de pessoas vivem na miséria o sistema educaional obtido pelo governo é um dos piores do planeta sendo que o conteúdo em que se aprende não é fundamental para o aprendizado, os transportes públicos são precário e inadequado e o sistema público de saúde este é uma verdadeira piada para não dizer em outra coisa e sem contar nas estradas pessimamente pavimentadas.

  3. nooooooooooossa que orgulho, mas o brasil precisa avançar tambem muito no social precisamos ser grandes em tudo, no social , na educação, no saneamento básico, enfim precisamos melhorar muito.

  4. Na historia da aviação não há nenhuma informação, que um avião tenha subido e não tenha decido., aterrizando, ou de forma brutal, todos um dia desce.
    A Europa está em parafuso, é a vez do Brasil, acreditar, trabalhar com seriedade, acabar com a corrupção, continuar olhando ainda mais para o social, escolaridade, saúde, segurança, moradias transporte, reaparelhamento de nossas forças armadas, comprar toda a tecnologia ainda não disponível no país., porque o Brasil não é o país do futuro, o futuro é hoje.

  5. A China também está entre os primeiros, mas nem por isso deixa de existir fome, miséria, trabalho escravo, estamos nesta posição não por competência, as porque temos uma população muito grande, e o pouco de cada um que fez com que isso acontecesse.
    Gostaria que uma matéria desse tipo viesse com fotos da realidade brasileira nas escolas, hospitais e favelas, pelo menos veríamos que estas pesquisas são insignificantes diante do real valor humano.

  6. O Brasil, e grande na corrupção, na falta de educação, na falta de saúde, na quantidade de impostos que pagamos e na cara de pau dos políticos. Se não fossem estes detalhes nos seriamos a primeira economia do mundo.

  7. A educação no Brasil é precaria, mas a familia tem responsábilidade de fazer a parte dela para o profissional do futuro e não cobrar que as escolas faça o que os pais não fizeram em casa.
    Os políticos e a impunidade são os maiores problemas para o Brasil.

  8. Muito bom isso. E pros tucanos que estão se mordendo, pra adquirirmos o padrão europeu, combater a miséria e a fome, o PIB é um passo que precisava ser dado.
    E a estorinha de 1/3 passar fome, esses números são da década de 90, hoje já melhorou muito. E o Peru está mais avançado em IDH sim, mas o Brasil está subindo. Sem falar que o Peru não é um país miserável não, é um país médio, então não é vergonha ainda estar na nossa frente.

  9. Lamentável ainda lembrarem-se do Brasil como país do futebol e favela, e o pior é que permanecem essas favelas em nosso país e polítcos ainda fazem campanha as custas dessa pobreza e muitos exploram essa situação como turismo para estrangeiros achando interessante essa situação de habitação. É lamentavel mas temos que engolir…

  10. isso mesmo ,todos estao certo e a materia tambem ,so falta contratar medicos ,investir em quem realmente quer matar os porcos e com eles alimentar a populaçao vamos ser os primeiros

  11. É, ser uma economia, é uma coisa, ter justiça social, e distribuição de renda equilibrada, é outra coisa bem diferente… Eu preferia que o Brasil continuasse lá na rabeira entre as economias mundiais, mas tivesse feito o dever de casa nos outros dois quesitos. Do que adianta um país rico cheio de gente desigual? Melhor morar na inglaterra, já não tão rica, mas onde todo mundo tem um padrão de vida digno, não há gente passando fome, não tendo onde morar, nem pedindo esmola.

  12. Se chegou ao sexto lugar, deveria ser perceptível a diminuição da miséria aos nossos olhos. Quando andamos nas ruas das grandes cidades, não é isso que conseguimos ver.

  13. Sim, notícia muito boa, infelizmente não iremos resolver todos os problemas do nosso país em um curto período, mas sim a longo prazo, com vontade e uma política voltada para o social. É visível a melhora financeira, contudo, levemos em conta que o povo está individado, consumiu-se muito até agora, será vamos pagar esta conta. O sistema financeiro (crédito) já cortou várias facilidades (inadimplencia). Se os indicadores se manterem, já será um ganho e tanto. Torço para que o empregabilidade no país scontinue sólida.

  14. fico triste lendo esses comentarios dos brasileiros, parece que odeiam nosso país, quando dizem que o brasil é a 6 economia do mundo, nao querem dizer que ninguem mais vai precisar trabalhar, mas sim que terá mais oportunidades, porque em vez de criticar, nao procuram contribuir com o crescimento, acreditar nos numeros, o que me conforta é que só a minoria psdbista e democratas que criticam, ficaram anos no poder, baixando as calças para os americanos e se contentando com migalhas, nao sou petista, mas a verdade só os cegos nao querem ver, o Brasil vai bem sim, e tem tudo pra chegar mais longe, vamois trabalhar meu povo, acreditar no Brasil, parar de mamar nos europeus e americanos, que tratam brasileiros com lixo

  15. Fico Orgulhoso e confiante num amanhã bem melhor para o Brasil. Não concordo com estes derrotistas que só veem o lado negativo. É claro que precisamos avançar muito em todos os aspectos, mas o povo brasileiro é trabalhador, é empreendedor e é inteligentíssimos para superar todos os obstáculos apesar dos maus políticos. AVANTE BRASIL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *