Com a proximidade do verão, cresce o movimento nas praças e parques de Porto Alegre e aumenta o número de praticantes de atividades físicas em locais públicos.
A Redenção é um bom destino para quem quer se exercitar. O Parque Ramiro Souto conta com pista atlética, campo de futebol, quadras poliesportivas e tem iluminação noturna. Jogar basquete, futebol ou dar uma corrida no parque é de graça e faz bem à saúde.
As academias de ginástica ao ar livre também são uma boa alternativa. No Bom Fim são duas, uma na Redenção e outra na Praça Berta Starosta, na rua Vasco da Gama. Os espaços são direcionados principalmente à terceira idade e contam com aparelhos de alongamento e para fortalecer e desenvolver a musculatura.
A academia do Parque Farroupilha foi instalada em 2010, através de uma parceria entre a Prefeitura e a Pepsi. Em outubro de 2014, o contrato expirou. Além das academias, a empresa havia instalado dois chimarródromos, que forneciam água quente de graça. Um foi retirado e o outro está desligado.
Como término do acordo, a manutenção da academia fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM).
O supervisor de parques, praças e jardins, Léo Bulling, afirma que há uma parceria com o parque de diversões, localizado ao lado. Entretanto, os usuários reclamam da falta de manutenção dos aparelhos.

Arnaldo Raul Formiguieri é morador da Santana e frequentador assíduo da academia da Redenção. Ele conta que antes não fazia nenhuma atividade física regular. A esposa foi quem descobriu primeiro a academia e ele gostou da ideia. Todos os finais de tarde Arnaldo vai fazer seus exercícios. “Isso aqui é uma maravilha. O único problema é que falta manutenção e alguns pais trazem as crianças para usar como brinquedo, o que acaba danificando.”
Além de possibilitar uma atividade física gratuita ao ar livre, as chamadas “academias da terceira idade” propiciam um momento de integração. “Eu aproveito, faço meu exercício, não preciso pagar nada e ainda me divirto”, conta a paisagista Maria Elisa Medeiros, de 75 anos. Ela frequenta a academia da Redenção duas vezes por semana, quando busca a neta na creche.
Embora seja o público alvo, a terceira idade não é a única faixa etária a usufruir das academias ao ar livre. Os jovens são minoria, mas também aproveitam as academias e são muito bem vindos, garante Seu Arnaldo.
Calor faz aumentar o movimento das academias ao ar livre
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário