Cartazes com agressões a mulheres são espalhados na Ufrgs

Matheus Chaparini
Alunos e professores de diversos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foram surpreendidos, na manhã desta segunda-feira (11), por cartazes com mensagens machistas e racistas colados em frente a vários centros acadêmicos da universidade.
Um dos cartazes trazia a frase “menos empoderamento, mais empauduramento”, além de uma foto de uma mulher negra cujos olhos foram manipulados para ilustrarem uma espécie de “possessão”.
Havia ainda um texto contra o feminismo, atribuído a Hebe Camargo: “O feminismo não luta pela igualdade de direitos, mas pe um movimento político socialista inimigo da família, que estimula a mulher a largar seu marido, matar seus filhos, praticar bruxaria, destruir o capitalismo e tornar-se lésbica”.
Outro cartaz trazia a mensagem “Bolsonaro presidente” ao lado do retrato do Deputado Federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
As mensagens são assinadas com a sigla F.O.D.A.S.C.E (Frente de Oppressão de Abobados, Socialistas, Comunistas, Etc). e o símbolo do coletivo é uma estrela vermelha transpassada por um pênis ereto.
Departamento de História lança nota de repúdio
Os cartazes foram colados em frente aos centros acadêmicos de História, Biologia, Geologia, Geografia e Economia. Estudantes da universidade acreditam que a ação ocorreu durante o final de semana. Os locais escolhidos pelos autores das mensagens opressoras não dispõe de câmera de segurança.
A chefia do Departamento de História da UFRGS lançou uma nota, através do Facebook, repudiando os “ataques fascistas”.
Na nota, o Departamento defende ser “cada vez mais necessária” a “luta constante contra práticas autoritárias fundadas unicamente na discriminação social, racial e de gênero”.
O texto defende ainda que a “universidade pública deve se constituir como lugar privilegiado para o resguardo das práticas políticas democráticas e republicanas”.
Uma reunião está marcada para a tarde desta segunda-feira, no Departamento de História. A universidade ainda não se manifestou formalmente sobre os cartazes.
image (1)
image (2)
Confira a íntegra da nota de repúdio:
NOTA DE REPÚDIO
A Chefia do Departamento de História da UFRGS manifesta publicamente o seu repúdio aos ataques fascistas sofridos nesta semana pelo Centro Acadêmico de História e por outros diretórios acadêmicos da UFRGS. No contexto de exacerbadas disputas políticas pelo qual passa o país, a luta constante contra práticas autoritárias fundadas unicamente na discriminação social, racial e de gênero se torna cada vez mais necessária. A Universidade Pública deve se constituir como lugar privilegiado para o resguardo das práticas políticas democráticas e republicanas.
Porto Alegre, 11 de abril de 2016.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

19 respostas para “Cartazes com agressões a mulheres são espalhados na Ufrgs”

  1. Avatar de Paulo Ricardo Rossi
    Paulo Ricardo Rossi

    Wrong bitchers…. o cartaz NÃO é contra as MULHERES, deixem de serem CANALHAS. Os cartazes são contra as FEMINAZIS, aqueles bagulhos rodados, aquelas depósito de esperma, banco de coleta genético… fedorentas, asquerosas e esquerdopatas. Resumindo, só troços inúteis, imprestáveis e incomestíveis… nem por caridade. Se vocês são escravocetas que adoram estas vadias, parabéns para vocês, peçam para elas lhes fazerem um FIO TERRA, mas antes limpem estas bundas, seus piolhentos imundos.

    1. Avatar de leila perez
      leila perez

      Descreveu ai sua mae, bebe? O deposito de esperma que te pos no mundo? E só com 5 cm que não funcionam nem a pau? eheheh
      Broxou, heim neguinho…

    2. Avatar de sia calmi
      sia calmi

      vai se tratar biruta!!

      1. Avatar de Débora
        Débora

        Coitadas das duas filhas dele… Isso é típico de pessoas com problemas ou frustrações sexuais.

      2. Avatar de Débora
        Débora

        E como será que ele lida com a Gabi…

        1. Avatar de sia calmi
          sia calmi

          essa gente frustrada na real é um perigo

    3. Avatar de Jéssica Velazquez
      Jéssica Velazquez

      Feminazi é um termo pejorativo para feministas que são mulheres… ou seja são cartazes contra mulheres….. sabe, quando teu argumento é um xingamento como os que falou, significa que tua opinião perde a validade. Tu pode ser contra feminismo, agora não ser grosseiro. Parece que virou um neandertal e desaprendeu a falar. Seja elegante e diga sua opinião sem ofender os outros.

    4. Avatar de Giovana De Figueiredo
      Giovana De Figueiredo

      Ôpa…eles mesmo se entregam…anotado o nomezinho. Otário.

    5. Avatar de Débora
      Débora

      Como você lida com sua filha Gabi? É com esse palavreado?

    6. Avatar de Débora
      Débora

      Como você lida com sua filha Gabi? É com esse palavreado?

  2. Avatar de Tiago Rocha do Vale
    Tiago Rocha do Vale

    Eu meio que apoio essa false flag e onde que LOLA é negra? loira branca e dos olhos azuis,….
    Oprime mais que tá pouco,,….

  3. Avatar de Ana Maria de Oliveira
    Ana Maria de Oliveira

    Fiquei sabendo que já estão nos calcanhares dos autores, não demora e saberemos quem são. Tomara que sejam corajosos o suficiente para aguentar o que vem depois.

  4. Avatar de Mathyas
    Mathyas

    Não consigo acreditar que os facistinhas de direita sejam tão burros. Deram um tiro no próprio pé. Vou aguardar as investigações para ver se foram estes mesmo, ou se não foi uma jogada suja do próprio movimento para chamar atenção. Por enquanto, só conspiro, porque é idiota demais este cartaz.

    1. Avatar de Pedro Henrique
      Pedro Henrique

      Eu to rindo é muito aqui aehuaheuaehauehauehauehauehuaehuaehauheuaheuaheuhuaehaueh “Facistinhas” Getúlio Vargas já morreu… Vai estudar….

  5. Avatar de Deborah Boller Grimm
    Deborah Boller Grimm

    A “mulher negra cujos olhos foram manipulados para ilustrarem uma espécie de “possessão” tem nome, é Dolores Aronovich Aguero, ela tem um blog feminista e é professora universitária de literatura e recebe ameaças recorrentes de morte direcionadas tanto a ela quanto ao marido e a mãe dela.

  6. Avatar de Débora
    Débora

    Legal fazer um print de comentários agressivos contra as mulheres e depois postar no facebook para achar essa galera. Depois é fazer BO na delegacia de crimes da internet.

  7. Avatar de Penelope mp
    Penelope mp

    Esses são os que querem o golpe, surram professores e invadem sindicatos escolas!!!!

  8. Avatar de Débora
    Débora

    Bom, eu perguntei para o Paulo Rossi (comentário lá adiante) se ele lida com a filha dele (Gabi) com esse palavreado. Sumiu o comentário, mas posto de novo aqui.

  9. Avatar de Lezira Saphionov
    Lezira Saphionov

    Não se trata de uma mulher negra, e sim da blogueira Dolores Aranovich, uma mulher branca de olhos claros que não toma banho. Tal cabelo desgrenhado não é um black, é um ninho de mafagafos ensebado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *