Caso do Jornal Já vai virar documentário

O Livro Uma reportagem, duas sentenças – O caso do Jornal já –  será inspiração para um documentário produzido pela estudante, de 21 anos do curso de Jornalismo da Unisinos, Joyce Heurich. O livro  conta a história do Jornal desde a publicação de uma reportagem sobre Lindomar Rigotto, irmão já falecido do ex-governador do RS, Germano Rigotto, até a condenação por dano moral e suas consequências.
O documentário, que teve projeto pré aprovado, irá concorrer ao 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, realizado pelo Instituto Vladimir Herzog, com apoio da FordFoundation , Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Orientada pela professora Luciana Kraemer, a aluna do 7º semestre receberá uma bolsa para produzir o documentário para TV ‘O caso do Jornal Já – instrumento de censura, dano moral oferece risco de extinção a pequenas publicações’.
Joyce explicou porque resolveu apresentar a história  Já para o Prêmio: ”  O caso é um exemplo emblemático de como a censura se dá no âmbito judicial e foi reconhecido pela Artigo 19, organização que luta pelo direito à liberdade de expressão. Ele foi denunciado à Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde está em análise. Depois de conhecer essa história, abracei a pauta e juntas, eu e a Luciana, construímos o projeto”
Agora Joyce terá até o dia 20 de setembro para apresentar o documentário finalizado. Para a jovem estudante o que antes era um projeto agora tem um objetivo bem mais sólido: “Espero trazer a essência dessa história em 15 minutos (tempo máximo do filme) e honrar a saga de Elmar Bones, fazer as pessoas refletirem sobre a liberdade de expressão no Brasil e tornar a história do Jornal Já mais conhecida”

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *