Cave Aurora será roteiro cultural e histórico do vinho

Hermes Zanatti, José Fogaça, Eduarto Oltramari e Roque jacoby na Cave Aurora(Foto: Naira Hofmeister/JÁ)

Naira Hofmeister

Meio metro abaixo do piso original dos prédios onde hoje está o Shopping Total, e com o mesmo material da cervejaria dos irmãos Bopp projetada por Theodor Wiedersphan em 1910, está o novo empreendimento da Cooperativa Vinícola Aurora. Um emaranhado de 15 túneis de 800m² será a nova sede da vinícola, que além de armazenar o vinho, também contará com um espaço enogastronômico, bar e café, adega especializada, livraria e Museu do Vinho, além de um local reservado às confrarias.

O lançamento do projeto foi realizado nessa quarta-feira, 15, no próprio local, ainda em reformas. Não faltou música italiana, pães, queijos e vinhos. Na entrada para a Cave Aurora um grupo de cantores italianos dava as boas-vindas ao convidados. Já no subsolo, entre a poeira natural e a iluminação festiva, Mário Zatta, natural de Treviso na Itália, entoava Sole Mio.

O diretor superintendente da Vinícola, Hermes Zanetti, agradeceu em nome das 1.300 famílias cooperativadas o trabalho da prefeitura para desburocratizar o processo de liberação da obra: “Foram dois anos de entulho burocrático”, brincou, fazendo uma referência aos mais de 1.700 contêineres de entulho industrial retirado dos subterrâneos quando descobertos.

Fez ainda um elogio à produção e ao consumo interno de vinhos. “O Brasil está se firmando como um produtor de vinhos de qualidade com características próprias”. A expectativa de Zanetti é de que o complexo seja inaugurado em 14 de fevereiro do próximo ano, data da comemoração dos 75 anos da casa.

Outro que destacou o empenho da Prefeitura nesse e em outros projetos foi o secretário de Estado da Cultura, Roque Jacoby, que se referiu ao prefeito José Fogaça, presente no evento, “como um grande parceiro cultural”. Jacoby solicitou também o acolhimento do projeto aos empresários, visto que a obra será realizada com recursos das leis de incentivo à cultura.

A grande expectativa é que a Cave Aurora congregue turismo, cultura e desenvolvimento econômico para a capital, que, segundo as palavras do prefeito, “tem um perfil de natureza de serviços”, e portanto, serve ao fim.

Ao final do evento, quando todos já degustavam o Espumante Brüt da casa, o governador em exercício Antônio Hohlfeldt chegou para conhecer o projeto. Hohlfeldt brincou: “Darei todo o meu apoio à esse projeto do qual serei cliente, mas, quero ao menos, 20% de desconto”.

Complexo cultural do shopping

A Cave Aurora, além de empreendimento privado, fará parte também de um grande complexo cultural planejado pela administração do Shopping Total desde o projeto da construção.

“Não nos pretendemos apenas como empreendimento comercial, mas queremos também devolver à cidade através de obras do contexto cultural tudo o que ela nos proporcionou”, afirmou o superintendente do Shopping Total, Eduardo Oltramari.

Toda a área do centro comercial deve ganhar novos ares ainda em 2006. A administração prevê implantar o Museu da Cerveja, o Museu dos Esportes, um largo em homenagem ao arquiteto Theodor Wiedersphan, que projetou os prédios da antiga cervejaria, do MARGS e do Hotel Majestic – onde atualmente funciona a Casa de Cultura Mário Quintana, entre outros.

As ruelas do empreendimento ganharão ares europeus com a implantação da Alameda dos Antiquários, a primeira que deve iniciar as atividades. Haverá ainda a Alameda dos Artistas, dos esportista e dos Escritores, que, deve ser decorada com grandes cartazes manuscritos de poetas e escritores gaúchos como Mário Quintana e Érico Veríssimo.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *