Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muitas vezes desperto
E abro as janelas, pálido de espanto…”
Foi assim, seguindo a recomendação do príncipe dos poetas brasileiros, Olavo Bilac, no poema “Ouvir Estrelas” que o fotógrafo Otávio Teixeira idealizou a exposição “Estelar- Sobre os Céus do Pampa, que abre a partir da terça feira, dia 21, no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo.
Segundo o fotógrafo, o projeto foi gestado em viagens pelo interior gaúcho, realizadas entre 2012 e 2013. “Entre lidas campeiras, suas gentes e paisagens, os objetos retratos foram as noites quentes e completamente escuras do céu pampeano, mostrando o firmamento com seus intermináveis objetos estelares. São estas imagens noturnas que quero, agora, dividir com o público”, explica Teixeira.
Lugares escuros
Para a obtenção das imagens noturnas foram necessárias duas condições. Estar em lugares escuros, afastado de iluminação artificial e controlar bem a exposição de cada fotografia. Algumas levaram minutos, outras horas, segundo ele.
A mostra consta com 17 fotografias nos tamanhos 50×70 em papel matte com molduras em madeira. A curadoria é do fotógrafo Jorge Aguiar, museografia de Ester Mayer e apoio técnico de Basílio Santiago, astrofísico da UFRGS e equipe do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
SERVIÇO
Exposição: Estelar- Sobre os céus do Pampa
Local: Centro Cultural CEEE ERICO VERISSIMO, rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico
Abertura: dia 21 de março de 2017, às 19h na Sala “O Retrato”, quarto andar.
Visitação: de terça a sexta das 10 às 19h; sábado das 11 às 18h entrada franca, de 21 de março a 29 de abril de 2017.

Deixe um comentário