
Produto inédito no mercado tem sessão de autógrafos na próxima semana (Fotos: Naira Hofmeister/JÁ)
Naira Hofmeister
A professora de inglês Elisabeth Horn não escondia o nervosismo na manhã desta quarta-feira, 1° de novembro, enquanto aguardava a chegada do livro-agenda Inglês no seu dia-a-dia, sua estréia no mercado editorial brasileiro. “Estou passando mal desde que acordei. Toda a estréia traz expectativa”, confessa Beth, que tem um extenso currículo que vai dos palcos brasileiros à sala de aula.
A obra, lançamento do JÁ Editores, reúne no prático formato de agenda diversas dicas de inglês apresentadas de maneira criativa e didática. Em cada dia do ano, Beth apresenta um provérbio em inglês, com seu correspondente na língua portuguesa, mais uma dica de gramática. “Sempre digo aos meus alunos para aprenderem uma coisa por dia: ao final de um ano, terão acumulado um conhecimento de 365 regras, o que é uma bagagem muito considerável”, explica.
No final do livro-agenda, a inédita lista de prhasal verbs com tradução inglês-português, onde a professora exemplifica verbos que mudam seu significado quando combinados com preposições. “Essa idéia surgiu na sala de aula, quando os alunos apontaram que não havia nenhuma tradução dessas expressões”.

Um exemplo simples é do verso ask. A tradução literal é perguntar, porém, tem significados diversos combinado com preposições. A expressão ask after, por exemplo, quer dizer ‘pedir notícias de”, ask around, “convidar para sua casa” e ainda ask out, que indica “marcar um encontro”.
São mais de 700 exemplos dessas expressões, que ainda possuem indicações de sua utilização conforme as vertentes britânica e americana do inglês. Algumas, são de uso exclusivo nos países europeus, ao passo que outras, só valem nos Estados Unidos. Outro trunfo da professora é lista de verbos irregulares – sempre utilíssima – que se complementa com a explicação de sua utilização formal ou coloquial, conforme a exigência da situação.
Beth: “Não podemos nos sujeitar à idade”

Beth Horn se mantém jovial aos 70 graças à sala de aula
Beth Horn estréia na publicação de livros aos 70 anos, e sua empolgação é comparável a de um jovem escritor que tem um conto aprovado pelo público. Fala alto, dá muita risada, se exercita diariamente, mas garante que o segredo da jovialidade é a sala de aula. “Brinco com meus alunos que sou vampira: sugo a juventude deles e, em troca, transfiro meu conhecimento”.
A diferença de idade entre Beth e a turminha desaparece diante do bom humor e da empolgação da professora: “Eu tenho 70, mas não vivo com eles nas costas. Não podemos nos sujeitar à idade que temos”.
As cartas que guarda com carinho são emblemáticas da importância que Beth tem para seus alunos. “Com você, aprendi muito mais do que inglês, lições de uma vida”, escreveu uma universitária. A professora diz que sua ligação com os alunos vai além da sala de aula. Experiente, ela dá conselhos e participa das conquistas individuais.
Foi justamente a paixão pela transmissão do conhecimento que levou à idéia da publicação: “Assim, posso atingir um público muito maior”. Professora “vocacionada”, como se refere, Beth diz que não vai parar nunca: “Não existe aposentadoria para esse tipo de professor, sempre que houver uma ocasião, vou querer difundir meu conhecimento”.
Bagagem para isso não falta. Beth é uma biblioteca ambulante. Fala fluentemente cinco idiomas – português, inglês, espanhol, francês e alemão – além de “se defender” em outros três: italiano, latim e húngaro.
Sua formação em letras incluiu duas passagens pela faculdade da UFRGS. “Quando estava quase me formando na primeira vez, abandonei a universidade e retornei 10 anos depois. Aí, o currículo havia mudado e cursei tudo de novo”. Para finalizar, ainda estudou mais um ano na PUC, onde finalmente, obteve a licenciatura.
O intervalo nos estudos não significou, contudo, parar de aprender. Nesse meio tempo, ela viveu entre a Europa e a África, “Curtindo umas longas e deliciosas férias de 10 anos”. Também morou no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde trabalhou como atriz de filmes e espetáculos teatrais.
A professora autografa o livro-agenda Inglês no seu dia-a-dia na quinta-feira, 9 de novembro, às 17h30, na praça de autógrafos da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Deixe um comentário