Cheia do Guaíba bate novo recorde

O Lago Guaíba, que enfrenta cheia há mais de uma semana, bateu novo recorde na tarde desse sábado, 17, com 2,94m no Cais Mauá. Com o nível tão alto, amplia-se o alagamento das Ilhas, a rede de drenagem da cidade não escoa e sofre refluxo, extravasando por bueiros de difentes bairros, inclusive no Centro da cidade. Para evitar o acúmulo de água na av. Mauá, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) fez a contenção com 210 sacos de areia de 25kg. Outros 100 sacos estão estocados no cais, em caso de necessidade. Todas as 14 comportas do Muro da Mauá estão fechadas.
A maior cheia dos últimos 74 anos fez com que o Guaíba extravasasse na zona Sul e no Quarto Distrito, regiões mais baixas. Outros pontos da cidade, como nas proximidades do Arroio Dilúvio, também registram alagamentos, consequência do extravasamento da rede de drenagem. Como prevenção, o dique de contenção do Arroio Feijó, que está represado, foi reforçado. A operação de reforço e alargamento da estrutura, que começou na última quinta-feira, 15, foi concluída nesta tarde. Neste domingo, 18, será feita a terraplanagem da área, para evitar poças. A Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) monitora av. Assis Brasil, na divisa com Cachoeirinha. O nível do Rio Gravataí é alto, mas não há bloqueio.
De acordo com o Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic), a elevação do Guaíba foi causada pelo alto nível da Lagoa dos Patos e, principalmente, por ventos moderados do quadrante Sul, que predominam desde sexta-feira, 16. Neste domingo o vento passa a atuar de fraco a moderado, mas de Sudeste a Leste. Com a diminuição do vento, a tendência é de baixa. Já na noite deste sábado, o nível reduziu para 2,90m. A preocupação passa a ser a chuva prevista para a próxima semama, principalmente terça e quarta-feira, 20 e 21.
Nesse sábado, 17, o prefeito José Fortunati esteve na região das Ilhas, acompanhando as equipes da prefeitura que estão atendendo os desalojados em função das cheias do Guaíba. A Defesa Civil estima que 600 pessoas no total estejam sendo atendidas em abrigos, além de cerca de 500, em barracas, que se negam em deixar as casas. Leia mais
Confira a previsão:
Domingo (18/10): O sol aparece com nuvens em Porto Alegre. A madrugada é fria com mínimas de 9ºC a 11ºC e a tarde bastante agradável com máximas de 21ºC a 23ºC.
Segunda-feira (19/10): Aumento de nebulosidade. O sol chega a aparecer, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade e pode chover. A madrugada é menos fria com mínimas ao redor de 15ºC e com o ingresso de ar quente durante o dia aquece e as máximas ficam entre 23ºC e 25ºC.
Terça-feira (20/10): O sol aparece com nuvens esparsas em Porto Alegre e há uma invasão de ar extremamente quente, o que deve fazer a temperatura disparar com calor muito intenso. Mínimas ao redor de 20ºC e máximas de 35ºC a 37ºC com vento do quadrante Norte. Com calor intenso e a queda acentuada da pressão atmosférica não se afasta chuva ou temporal até o fim do dia.
Quarta-feira (21/10): Muitas nuvens e chuva no decorrer do dia. Alto risco de chuva forte a intensa com possibilidade de temporal de vento forte e granizo. Mínimas de 15ºC a 17ºC e máximas de 24ºC a 26ºC.
DOAÇÕES PARA ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS
O quê: alimentos, garrafas de água, produtos de higiene (xampú, desodorante, escova de dente, absorventes e fraldas geriátricas), produtos de limpeza (sabão em pó, esponjas e panos), lonas e velas.
Onde entregar:
– Ginásio Tesourinha (avenida Érico Veríssimo, s/nº ), das 8h às 22h;
– Gabinete de Defesa Civil (rua Dr. Campos Velho, 426 ), das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
DOAÇÕES PARA APOIAR A RECONSTRUÇÃO DAS MORADIAS
O quê: móveis, telhas, lonas e madeiras.
Onde entregar: sede do Demhab (av. Princesa Isabel, 1115), das 8h às 20h, de segunda-feira a sábado (no sábado, a entrega deve ser feita pela entrada lateral, na guarita da rua Conde D’Eu).

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *