Chuvas: Guaiba em nível de atenção, Caí, Taquari e Uruguai em alerta

 A Defesa Civil alertou para alto risco de inundação nas bacias dos rios Caí, Taquari e Uruguai nos próximos dias.

Na Capital, o nível do Guaíba, que está em estado de atenção, deve continuar subindo com a volta das chuvas, que deságuam nele.

O alerta prevê que o rio Uruguai continuará subindo nos próximos dias, com chuvas até quarta-feira (31).
No rio CaÍ a chuva pode chegar forte entre quarta-feira (31) e quinta-feira (1), aumentando ainda mais os riscos de inundações.
Também está prevista chuva intensa na área de contribuição do rio Taquari.
Estes rios estão em estado de ALERTA para inundações. Os outros rios, como Guaíba e Jacuí, estão em ATENÇÃO.
O último levantamento feito pela Defesa Civil aponta que já são 19 os municípios em situação de emergência, dos pelo menos 52 atingidos. São 2.300 pessoas desabrigadas no Estado.
Vento Sul dificulta escoamento do Guaíba
Em Porto Alegre, o estado de atenção se mantém mesmo com a trégua da forte chuva neste início da semana, devido ao escoamento no Guaíba do alto volume de chuva no Rio Grande do Sul nos últimos dias.
A frente fria que provoca a chuvarada continua estacionada no Estado, e a volta da chuva intensa esperada para esta quarta e quinta-feiras traz risco de cheia no Guaíba, onde o vento Sul dificulta a vazão da água.
A Defesa Civil da Capital afirma que o cenário atual não se compara com o que aconteceu em 2015, quando houve vários períodos de chuva, mas a medição do nível do Guaíba, que já se encontrava em 1,96 metros no final da tarde desta terça-feira, pede atenção.
(Fonte: Defesa Civil RS e Porto Alegre)

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *