Cisne Branco transfere rota turística a Santa Cruz devido a cheias 

O Barco Cisne Branco transferiu para o início de dezembro o Roteiro turístico “Hidro-Rodoviário” que seria realizado no próximo fim de semana (17 e 18 de outubro).
“Em função das cheias e da falta de condições de navegabilidade em nossos rios, não faremos o roteiro no próximo sábado”, explica a proprietária do Barco, Adriane Hilbig.
O nível do Guaíba atingiu maior marca em 74 anos, 2m89cm, o que provocou o fechamento das comportas do Cais. A Captania dos Portos de Porto Alegre chegou a suspender a navegação pelo Guaíba.
“Por segurança dos passageiros e da própria embarcação Cisne Branco, não tivemos escolha”, comenta. Dessa forma, “fomos forçados a transferir a primeira saída da temporada de nosso roteiro Hidro Rodoviário a Santa Cruz do Sul para dezembro”.
Sobre o roteiro
O Barco Cisne Branco retomará em dezembro o passeio que tem como destaque a viagem de barco com navegação pelo Rio Jacuí com destino a Santa Cruz do Sul. A iniciativa, promovida pela empresa Orgatur (proprietária da embarcação), está sendo viabilizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo da Prefeitura Municipal da cidade de Santa Cruz do Sul, com o Hotel Charrua, também da cidade.
“Este é o único roteiro do Estado que conjuga barco e ônibus como meios de transporte, permitindo assim uma experiência ainda mais rica na viagem”, explica a proprietária do Barco, Adriane Hilbig. “O passeio promove as riquezas do Estado com todo seu manancial hídrico e a colonização açoriana e germânica”, complementa. A própria navegação pelo Rio Jacuí desvenda um cenário pouco conhecido da grande maioria da população e seu ponto alto é a Barragem Eclusada de Amarópolis, no município de General Câmara. Trata-se de  monumental obra de engenharia, construída com mecanismos que regulam o volume das águas do Jacuí, aumentando-lhe o estirão navegável  nos períodos de estiagem e contendo o ímpeto e violência do caudaloso rio durante as cheias, amenizando assim os efeitos das enchentes na Grande Porto Alegre.
O trecho rodoviário do roteiro inicia assim, com a visita a cidade de Santo Amaro, município colonizado por açorianos. Santa Cruz do Sul é o destino principal. Cidade de cultura germânica, promove, além de seus diversos eventos, a maior festa da alegria a Oktoberfet. Santa Cruz do Sul emancipou-se da cidade de Rio Pardo em 1877, e localiza-se há cerca de 155 quilômetros de Porto Alegre. Com cerca de 121.168 habitantes, é o polo do Vale do Rio Pardo. A cidade possui inúmeros pontos turísticos como a Catedral de São João Batista, o Parque da Oktoberfest, o Parque da Santa Cruz, o Parque da Gruta dos Índios, entre outros. O passeio terá saída mensal com datas já definidas para esta temporada. O roteiro descritivo está disponível na agência de sua preferência.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *