Cleber Dioni
Governadores, ministros e demais representantes do Brasil e da Argentina estão reunidos desde de ontem em Porto Alegre para debater projetos de desenvolvimento e integração entre os estados que participam do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e da Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino e Litoral (Crecenea – Litoral).
O Codesul é integrado pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Entre os representantes argentinos cujas províncias fazem fronteira ou são próximas à região Sul do Brasil, participam os governadores das províncias de Chaco, Jorge Milton Capitanich, de Misiones, Maurice Fabian Closs, de Santa Fé, Hermes Juan Binner, e de Corrientes, Arturo Alejandro Colombi, além do vice-governador da província de Entre Rios, Jose Eduardo Lauritto, e do ministro da Produção da província de Formosa, Luis Basterra.
A reunião começou na tarde de ontem quando estiveram reunidos no Centro Administrativo do Estado os secretários executivos e assistentes e representantes técnicos do Codesul e do Crecenea–Litoral.
À noite, a governadora ofereceu um jantar de confraternização aos participantes do encontro no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
O 10º Fórum de Governadores do Codesul e Crecenea – Litoral continua hoje durante toda manhã e início da tarde, no Centro de Treinamento da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs). Na pauta a discussão de propostas de uma nova política industrial para o Brasil e para suas relações exteriores, com foco no Mercosul e na Argentina.
O debate vai tratar ainda de questões de integração ligadas ao turismo, meio ambiente, economia, cultura e infra-estrutura, principalmente as relacionadas à energia e às pontes fronteiriças entre Argentina e Brasil no Rio Grande do Sul. Será divulgada também a Carta de Porto Alegre, contendo as principais reivindicações para as regiões envolvidas.
Ao final, a governadora Yeda Crusius vai transmitir a presidência do Codesul, cargo que exerceu durante o ano de 2007, ao governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. também participam os governadores do Paraná, Roberto Requião, e de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira.
A plenária terá transmissão ao vivo das TVs Educativa do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Deixe um comentário