Coleta de lixo na Capital só será regularizada quinta-feira

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) colocou 26 equipes próprias para reforçar a coleta de lixo orgânico domiciliar em Porto Alegre. Desde a semana passada a empresa Sustentare, que rescindiu contrato com a prefeitura, começou a enfrentar problemas com seus funcionários.
O comprometimento do trabalho regular de transição, entre a rescisão de contrato com a Sustentare e o início das atividades da empresa Revita, que na próxima quarta-feira, 14, assume a operação, teve origem em reivindicações trabalhistas e não deve cessar nos próximos dias.
“A Sustentare começou a ter esses problemas na quarta-feira passada, quinto dia útil do mês, mas ao longo do dia conseguiu fazer os pagamentos de salários e percentuais de 13º. Então, parecia que a operação voltaria ao normal e, com o reforço, poderiam ser recuperados os atrasos.
Acúmulo
Mas, na sexta-feira e principalmente no sábado, a deserção de servidores foi muito grande e uma parte significativa da cidade ficou sem coleta. Estamos trabalhando para recuperar essas deficiências, mas, como segunda-feira e terça-feira são nossos dias mais pesados, temos consciência de que o caminho da normalidade só poderá ser retomado mesmo a partir de quarta-feira, quando a nova empresa assumirá a operação”, explica Carlos Vicente Gonçalves, diretor-geral em exercício do DMLU.
A coleta regular do lixo orgânico domiciliar é composta por 37 roteiros diurnos e 23 noturnos, basicamente três vezes por semana – segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras ou terças-feiras, quintas-feiras e sábados.
Como não há coleta regular nos domingos, o acúmulo torna as coletas de segunda-feira e terça-feira maiores do que nos outros dias da semana.
As equipes de apoio do DMLU estão atuando nos roteiros em que a Sustentare tem deixado maiores deficiências, como foi o caso da Zona Norte na noite de sábado. Como cada roteiro passa por partes de diversos bairros, as deficiências ficam pulverizadas e, por isso, não é possível identificar uma área específica do problema.
O DMLU diz que as coletas regulares do lixo seletivo e da zona de contêineres seguem normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *