Congresso mundial em Porto Alegre discute os desafios do vento

Cerca de 500 pessoas, de 33 países, inauguraram na manhã desta segunda-feira (22) o Congresso Internacional de Engenharia do Vento, que segue até a sexta-feira na PUC, em Porto Alegre.
Este é o maior evento mundial do gênero – e em sua 14ª edição, acontece pela primeira vez na América do Sul.
Dentre os representantes de 33 países que confirmaram presença, a maior delegação é a chinesa, seguida da norte-americana, canadense, australiana e inglesa.
A cerimônia de abertura foi conduzida pelo diretor do Laboratório de Aerodinâmica das Construções (LAC) da UFRGS e presidente do comitê organizador do evento, professor Acir Mércio Loredo-Souza, e contou com a participação de  Lygia Blessmann, representando o prof. Joaquim Blessmann – criador do LAC, do secretário Estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker – representando o Governador do Estado e do Prof. Yukio Tamura – Presidente da Associação Internacional da Engenharia do Vento .O primeiro palestrante foi o professor, pesquisador e consultor Dr. John Holmes, da Austrália, que falou sobre o impacto do vento não apenas em grandes construções, mas em empreendimentos menores que também exigem estudos técnicos para serem erguidos. Segundo ele, construções menores devem passar por uma análise estrutural para evitar problemas futuros. Outro assunto levantado por Holmes, e que terá muitas discussões ao longo do congresso, é a reação das estruturas frente a tempestades de pouca duração.O  professor Loredo-Souza destaca o evento como uma oportunidade única para engenheiros, arquitetos, meteorologistas, estudantes e demais profissionais participarem do fórum de discussões e resoluções dos problemas relacionados à interação do vento com o ser humano e o meio ambiente.
Nesta terça-feira, às 15h30, uma das palestras mais aguardadas é da presidente Élbia Silva Gannoum – presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEOLICA, que irá abordar o tema “Desenvolvimento da Fonte Eólica no Brasil: Oportunidades e Desafios”.
O australiano Mathew Bruce Walls, que está desenvolvendo sua tese de doutorado na UFRGS, vai falar amanhã sobre o estudo que fez em construções como a ponte da Rodovia do Parque, em Porto Alegre, a ponte de Laguna, entre outros projetos realizados sob orientação do professor Acir.
O evento acontece a cada quatro anos e aborda diversos tópicos relacionados à ação e efeitos do vento, entre os quais: meteorologia, túneis de vento, energia eólica, dispersão atmosférica de poluentes, erosão eólica, aerodinâmica de veículos, simulação computacional, planejamento urbano, conforto e segurança de pedestres, ação do vento em edificações, redução de acidentes causados pelo vento entre outros assuntos.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *