A Câmara Rio-Grandense do Livro divulgou os nomes dos cinco patronáveis da 61ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre: Cíntia Moscovich, Dilan Camargo, Maria Carpi, Santiago e Valesca de Assis. A feira será realizada de 30 de outubro a 15 de novembro. O nome do patrono deve ser anunciado até o final deste mês. No ano passado, o posto foi ocupado pelo escritor Airton Ortiz.
O processo de escolha do patrono é realizado através de duas votações. Na primeira votam apenas os associados da Câmra Rio Grandense do Livro e são escolhidos os patronáveis. A próxima votação define o novo patrono, nela votam também os patronos das edições anteriores e representantes da comunidade cultural (reitores, diretores de faculdades, titulares de entidades culturais e sociais envolvidas com o livro, e parceiros especiais da Feira).
São levados em conta aspectos como qualidade, extensão e importância do conjunto da obra; representatividade no meio intelectual e na sociedade; e serviços prestados ao livro. Os candidatos podem ter obras publicadas em qualquer gênero (não exclusivamente literário) e devem ser gaúchos ou radicados no Estado há mais de cinco anos.
Os candidatos
Cíntia Moscovich – Nasceu em Porto Alegre em 1958. É escritora, jornalista, mestre em Teoria Literária e foi diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul. É colunista do Segundo Caderno do jornal Zero Hora. Seu livro de estreia, O Reino das Cebolas (1996), foi indicado ao prêmio Jabuti.
Maria Carpi – Nasceu em Guaporé, em 1939. É professora, advogada e defensora pública. Começou a publicar seus poemas aos 50 anos. Em 2014, lançou seu 13º livro: O Perdão Imperdoável. Seu livro A Chama Azul venceu o Açorianos 2012 na categoria Poesia.
Dilan Camargo – Nasceu em Itaqui em 1949. É poeta, escritor e compositor. Estreou na literatura com a coletânea poética Em Mãos, em 1976. Seu livro BrincRIar foi vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura em 2008 na categoria Literatura Infantil.
Valesca de Assis – Natural de Santa Cruz do Sul, é professora de História especializada em Ciências da Educação. Estreou como escritora em 1990, com A Valsa da Medusa, obra que recebeu Voto de Congratulações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Santiago – Neltair Rebés Abreu (Santiago) nasceu em Santiago do Boqueirão, em 1950. Publicou pela primeira vez no suplemento humorístico O Quadrão, do jornal Folha da Manhã. Começou a trabalhar profissionalmente na Folha da Tarde. É autor de 16 livros e vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais.
Conheça os patronáveis da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário