Consciência Negra tem duas marchas hoje em Porto Alegre

O dia 20 de novembro é um marco da luta e da conscientização do povo negro no Brasil. A data foi lançada na década de 1970 pelo grupo Palmares, formado em Porto Alegre por jovens negros, entre eles o poeta Oliveira Silveira. O 20 de novembro marca o dia da morte de Zumbi, em 1695, e foi escolhido em lugar do 13 de maio, que remete à assinatura da Lei Áurea, em 1888.
Este ano, Porto Alegre terá duas marchas, ambas com concentração marcada para as 17h. A 9ª Marcha Estadual Zumbi dos Palmares parte do Largo Glênio Peres, às 18h. A caminhada contará com a presença de ritmistas do Estado Maior da Restinga e do bloco Afro Sul Odomodê. O trajeto encerra no Largo Zumbi dos Palmares, onde acontece a programação da 25ª semana da Consciência Negra. No local haverá apresentações dos grupos Três Marias, Grupo Sagrado e Maracatu Truvão.
Paralelamente, acontece a 2ª Marcha Independente Zumbi Dandara, convocada pela Frente Negra Contra o Genocídio do Povo Negro. A saída está marcada para a Praça Garibaldi, na esquina da avenidas Érico Veríssimo e Venâncio Aires. A marca tem entre suas bandeiras a defesa dos territórios negros e indígenas, o combate à violência às mulheres negras e a solidariedade aos imigrantes senegaleses e haitianos no Brasil.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *