Cooperativismo movimenta 50% da produção rural no Estado

A força do agronegócio e da agricultura para o desenvolvimento do estado, visível em eventos de grande porte como a Expointer, tem relação direta não apenas com o grande produtor, mas também com a agricultura familiar e o cooperativismo.
No Rio Grande do Sul, 50% de tudo que se produz no campo é proveniente de algum produtor ligado ao cooperativismo ou ações associativistas, sendo que 86% destes produtores integram a agricultura familiar.
Estes dados são do Sistema Ocergs Sescoop/RS, uma das entidades responsáveis por representar e promover o desenvolvimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul, e que reúne 2,5 milhões de sócios.
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Elton Scapini, o cooperativismo é responsável por organizar e fomentar a produção e a distribuição da produção da agricultura familiar.
No atual governo foram criadas ações voltadas ao setor que geraram mais de R$ 320 milhões apenas de incentivos fiscais.
Segundo o secretário, o cooperativismo tem um importante papel econômico e social, pois gera empregos e valoriza os pequenos produtores. “Os produtores associados investem no seu local de origem, capitalizando e impulsionando suas regiões”, afirma.
Na cerimônia de inauguração oficial da 37ª Expointer, o presidente do Sistema Ocergs Sescoop, Virgilio Périus, destacou a importância do pequeno produtor para a economia. “Todos os dias, entre os itens que consumimos na nossa alimentação, está presente o trabalho da agricultura familiar e do cooperativismo. Apoiar as ações associativas é fomentar a produção de alimentos que faltam em muitos países e por onde podemos crescer ainda mais”, assinalou Périus.
Ações de incentivo
O cooperativismo gaúcho conta hoje com 11 programas de apoio distribuídos em quatro áreas distintas:
Acesso ao crédito: destacam-se o Programa de Revitalização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Recoop/RS), que promove, por meio da abertura de linhas de crédito, a recuperação econômico-financeira das cooperativas, e o Fundo de Aval, que dá suporte técnico e disponibiliza os meios necessários à operacionalização e ao funcionamento das cooperativas.
Incentivos Fiscais: três programas são destaque. O Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem) visa à promoção do desenvolvimento socioeconômico integrado e sustentável do Rio Grande do Sul, incluindo as cooperativas. O Pró-Cooperação incentiva o ICMS para cooperativas agropecuárias, e o Simples Cooperativo concede redução de ICMS.
Apoio à gestão: programa de extensão que acompanha duzentas cooperativas por meio da Emater/RS-Ascar.
Apoio à comercialização: por meio do Compras Governamentais, a participação dos pequenos negócios é estimulada nos processos licitatórios.
Novo espaço para o cooperativismo
Foi firmado um protocolo de intenções entre o Estado do Rio Grande do Sul e o Sescoop/RS para instalar, no interior do Parque de Exposições Assis Brasil, uma sede estruturada para o Sescoop/RS. A sede será construída na quadra 13, onde hoje encontra-se o chimarródromo. A estrutura de 556 metros quadrados deverá estar em funcionamento já para a Expointer 2015 e atuará durante todo o ano, o que possibilitará que a instituição ministre cursos, seminários e fóruns. (Lisiane Machado/Imprensa Expointer)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *