
Luiz Fernando Cirne Lima, superintendente da Copesul e Paul Kennedy, pensador norte-americano durante a coletiva de impensa que anunciou os convidados do projeto em 2007 (Foto: Fernanda Davoglio/ Divulgação)
Helen Lopes
A Copesul lançou na noite de terça-feira, 21, o seu projeto cultural 2007 – Fronteiras do Pensamento. Antes da palestra do historiador norte-americano Paul Kennedy – que esteve em Porto Alegre especialmente para a abertura do projeto – o superintendente da empresa, Luiz Fernando Cirne Lima, juntamente com o cienista-político Fernando Schüler, anunciou, no Salão de Atos da UFRGS, uma série de seminários com pensadores internacionais que acontecerá o longo do próximo ano, sempre as terças-feiras.
Com Fronteiras do Pensamento, a Copesul pretende instigar o debate de temas contemporâneos, na perspectiva de que não há certezas absolutas. No vídeo de apresentação, o jornalista Paulo Markun falou de aspectos que inquietam a sociedade moderna e convidou a todos para “uma aventura intelectual”. “Quais sãos os grandes desafios da democracia? Como gerar um capitalismo dinâmico que incentive a inovação e promova a justiça social? O que passa na arte e no cinema contemporâneo?”, instigou Markun.
O projeto cultural Copesul 2007 se diferencia de todos os programas realizados pela empresa nos últimos anos. Além de trazer conferencias de todas as partes do mundo – 30 já estão confirmados –, Fronteiras do Pensamento valerá como curso de extensão universitária em quatro instituições do Estado (UFRGS, UERGS, Unisinos e PUCRS).
Também serão produzidos quatro documentários, com 54 minutos cada, destinado a tevês educativas, universidades e espaços culturais, um livro de ensaios, com as palestras e os textos originais dos intelectuais convidados, e ainda quatro cadernos paradidáticos direcionados aos professores e aos estudantes do ensino médio.
Conforme Schüler, a intenção é debater “temas de fronteira como estética, arte, pensamento e economia”. “A vinda de Paul Kennedy, que é um pensador global, representa o que queremos: fazer uma discussão global”, anunciou o professor. O superintende da Copesul, Luiz Fernando Cirne Lima, apenas resumiu: “É um projeto ambicioso”.
Entre os nomes aguardados para o Fronteiras do Pensamento estão: Bernard Henry Lévy, filósofo e jornalista, escritor de O século de Sartre, Michel Houellebecq, escritor de Partículas Elementares, que provocou polêmica na França em 1998; Pierre Lévy, filosofo e pesquisador da cibercultura e Jorge Casteñeda, historiador e chanceler mexicano entre 2000 e 2003.
Serviço
O seminário internacional Fronteiras do Pensamento será realizado entre os dias 20 de março e 4 de dezembro de 2007, em 22 conferências, sempre as terças-feiras. A organização informou que a programação definitiva será apresentada em janeiro e que poderá sofrer alterações.
Para participar dos encontros, os interessados devem adquirir um passaporte – no valor de R$ 500,00 – que dá direto há um ingresso por conferência.
Onde adquirir o passaporte
Livraria do Arvoredo
Rua Félix da Cunha 1213 – Bairro Moinhos de Vento
Livraria Bamboletras
Centro Comercial Nova Olaria – Rua Gen. Lima e Silva 776, loja 03 – Bairro Cidade Baixa
Loja do MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Praça da Alfândega s/nº – Centro
Central de Atendimento 51 3333.6475 – de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Através do site www.copesulcultural.com.bram

Deixe um comentário