Coronéis de pijama tiram brigadianos das ruas

P.C. de Lester
A constatação é do economista Darcy Francisco dos Santos, em artigo na ZH deste domingo, com o título “Porque faltam policiais nas ruas!”
Ele diz que a Brigada Militar tem 21 coronéis na ativa e 497 aposentados.
Isso se deve às aposentadorias precoces. Não se questione merecimento ou direitos dos coronéis aposentados.
Mas o raciocínio é inevitável: com o que eles custam, a Brigada poderia colocar mais 3 ou 4 mil brigadianos nas ruas.
Quer dizer: a crise do Estado não é só um desequilibrio entre despesa e receita.
Buscar o equilíbrio com o corte de despesa pode ser sacrifício inútil se não forem tomadas providências para estancar essas distorções estruturais que estão na gênese da crise das finanças públicas estaduais.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

4 respostas para “Coronéis de pijama tiram brigadianos das ruas”

  1. Avatar de Ademar Claro Fernandes
    Ademar Claro Fernandes

    Pois é, todos veem coronéis que trabalharam 30 anos e se aposentaram, brabo é ver um monte de governadores( ou sua esposas e filhas) parasitas recebendo pensão vitalícia por terem trabalhado 04, é isto mesmo, 04 aninhos num serviço público eletivo, enquanto que um coronel entrou por concurso e não por ser baba ovo e olha que não defendo coronéis desde que eles deixaram de defender os praças da BM.

  2. Avatar de Jorge Bengochea
    Jorge Bengochea

    Um Coronel da BM se aposentava precocemente, hoje não mais diante do requisito do bacharelado. Se aposentava porque entregava a sua adolescência (17, 18, 19 anos) na academia formadora da liderança da corporação bicentenária onde servia por 30 a 35 anos em regime espartano-militar de dedicação exclusiva, armada, estressante e perigosa, bem diferente daqueles que passam os anos em gabinetes burocratas, fins de semana livres e sem a preocupação em defender terceiros, mesmo de folga, ou de serem convocados quando de folga para reforçar o trabalho dos colegas em operações e controles. Aliás, assim como os trabalhadores de grandes organizações e os militares das forças militares, os policiais precisam também de chefias, comandos e lideranças capacitadas, treinadas e especializadas para isto, ainda mais que na atividade policial que envolve a vida, o patrimônio, a liberdade, a justiça, a ordem pública, a seguranla e os direitos de cada um e de todos.

  3. Avatar de Paulo Nascimento
    Paulo Nascimento

    Um Coronel percebe vencimentos inerentes ao posto apenas após percorrer uns 30 ou 35 anos e nem todos chegam ao topo, pois os percalços são muitos (eu não cheguei), recolhem a previdência devidamente e pelo vulto das responsabilidades com as quais arcam deveriam ter ganhos mais elevados. Um Promotor, um Delegado de Polícia, um Juíz, no primeiro dia no desempenho da função já fazem jus a um salário que o Coronel só alcança próximo ao fim da carreira. Ainda, esta mania de comparar o vencimento de um Soldado ao de um Coronel é um equívoco ou hipocrisia mesmo. São carreiras distintas, com exigências distintas para o acesso. Impróprio comparar o salário de um Soldado com um dia de serviço com o do último posto, eis que ele não conta sequer com um triênio, o que só virá com o tempo, pois está nos primeiros passos, enquanto o Coronel já percorreu árduos 30 ou 35 anos. A prosperar este tipo de comparações e teremos servidores da Justiça pleiteando salário próximo ao do Desembargador e Inspetores de Polícia Civil medindo seu salário pelo do Delegado, de quadro distinto. Voltam a veicular matérias tendenciosas visando semear a desagregação na corporação mais zelosa pela coisa pública que existe no Estado. Fica um sugestão: Façam uma pesquisa de quanto custam os PM de nível médio, de Tenentes para baixo que estão aposentados, pois não são apenas os Coronéis que se aposentam, vale para os outros quadros também, até dos outros entes do Estado.

  4. Avatar de Gil
    Gil

    Um deputado com verga de gabinete, com viagens fantasmas, diárias, adulterando a verba de combustíveis, daria para pagar o salário de dez coronéis da brigada, se for para comparar procurem os cargos adequados e não para um soldado que entra na PM com um salário miserável. Que tal a dita justiça morosa como ela só, habitando em palácios, com elevadores, ascensoristas, guardas, salário bem mais que um coronel, com auxilio moradia mesmo tendo propriedades e posses, Quantos estão aposentados? Não importa, a culpa do que acontece não é de quem trabalhou e fez jus a aposentadoria e sim a incompetência de políticos amadores, que surgem de quatro em quatro anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *