
Crianças se divertem entre os policiais da Brigada Militar (Fotos: Carla Ruas/JÁ)
Carla Ruas
Aproximadamente 120 crianças de Porto Alegre celebraram a Páscoa durante a Festa Legal dos Meninos de Rua e Crianças Carentes, promovida pelo 9° Batalhão da Brigada Militar. Os baixinhos assistiram a apresentações e tiveram aulas de capoeira, hip hop, skate e dança das 10 horas da manhã às 6 horas da tarde desta quinta-feira (13/4). A atividade teve, inclusive, caça ao ninho e orientação para reciclagem de materiais.
No ginásio de esportes do 9° Batalhão, na avenida Praia de Belas, a criançada corria solta e se dividia entre a dança, o jogo de futebol e as brincadeiras com um palhaço. A maior parte dos menores veio da Vila Lupicínio Rodrigues, na Cidade Baixa, e são freqüentadores do Centro Diagional Evangélico Luterano, o CDEL.

A maior parte das criança veio da Vila Lupicínio Rodrigues, na Cidade Baixa
“São crianças que mal convivem com a família e que tem as drogas como referencial de vida”, afirma o coordenador do projeto, Capitão Flores. Ele diz que a intenção da Brigada Militar é resgatar a auto-estima dos meninos e meninas, e proporcionar outras referências. “Para que no futuro eles possam ser policiais, repórteres e professores.”
Além disso, a Brigada quer aproximar as crianças dos policiais, que muitas vezes os vêem como agente repressor. “Mostramos que eles podem recorrer à Brigada em qualquer situação que serão bem recebidos”, diz Flôres. A atividade faz parte de um projeto que incentiva a integração dos policiais com a sociedade, através de atividades sociais e culturais.

O rapper Jeff Conex ensinou passos de Hip Hop
As festas para crianças carentes já ocorreram no Natal, no Dia das Crianças e no aniversário de 50 anos do 9° Batalhão, em agosto de 2005. Este evento contou com a parceria do Banrisul, e de grupos como o Restinga Crew, dos oficineiros de Hip Hop Mário Pesão e Juquinha.

Deixe um comentário