Dia do Patrimônio Histórico: pra que serve ou pode servir a cultura

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico, neste 17 de agosto, “Cidade Preservada, Cidade Viva: Diálogos sobre Cidade e Patrimônio Cultural” é tema de debate no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS).

Viaduto Otávio Rocha: vitrine do descaso
Viaduto Otávio Rocha: vitrine do descaso

Está programada transmissão ao vivo pelo YouTube, às 19H30. O vídeo ficará disponível após o evento na galeria do canal:  http://www.youtube.com/user/iabrstv.
Participarão do debate os arquitetos Ana Lúcia Meira e Eduardo Hahn, e o doutor em história Francisco Marshall, com mediação da arquiteta Briane Bicca.
A Ocupação Lanceiros Negros é um caso emblemático: função social para prédio público abandonado
A Ocupação Lanceiros Negros é um caso emblemático: função social para prédio público abandonado

Em discussão: patrimônio cultural, legislação, políticas públicas, arte e arquitetura, museus, arte urbana, ampliação do conceito de patrimônio no RS, participação da sociedade civil na preservação.
 
A pauta inclui exemplos de ações do movimento Ocupa, dos programas Monumenta e PAC Cidades Históricas, e questões da Lei Rouanet e o Inventário, sob uma visão crítica de conflitos e potencialidades.

O Solar do Conde de Porto Alegre, hoje sede do IAB, antes da restauração, ainda inacabada
O Solar do Conde de Porto Alegre, hoje sede do IAB, antes da restauração, ainda inacabada

SERVIÇO
Debate “Cidade Preservada, Cidade Viva: Diálogos sobre Cidade e Patrimônio Cultural”
Dia 17 de agosto (quarta-feira), às 19h30min
No Solar do IAB RS (Rua General Canabarro nº 363, Centro Histórico)
Entrada Franca
INFORMAÇÕES: iabrs@iabrs.org.br / (51) 3212.2552
QUEM SÃO OS DEBATEDORES
Ana Lúcia Meira – Arquiteta e urbanista formada pela UFRGS, com mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela mesma Universidade. Especialista em Restauração e Conservação de Conjuntos e Monumentos Históricos pela UFBa e Pós-Graduação no Instituto ICCROM em Roma. Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos. Técnica do IPHAN de 1983 a 2014. Autora do livro: O passado no futuro da cidade: políticas públicas e participação dos cidadãos na preservação do patrimônio cultural de Porto Alegre.
Eduardo Hahn –
 Formação em arquitetura e urbanismo na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS, 1998; professor das disciplinas de História da Arquitetura, Patrimônio Cultural e Arquitetura Brasileira e História da Arte no Brasil no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) DE 2002 até 2008; Coordenador do Setor Técnico da Superintendência do IPHAN no Rio Grande do Sul entre os anos de 2000 e 2008; Curso técnico em Restauração Arquitetônica no Centro Europeu de Restauro em Florença/Itália, entre os anos de 2009 e 2011; Diretor do Instituto do patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul – IPHAE entre 2011 e 2013; Superintendente do IPHAN no Rio Grande do Sul deste 2013 até a atualidade.   
Francisco Marshall – Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996), Francisco Marshall realizou pós-doutorado na Princeton University (NJ, EUA, 1998), como bolsista Capes-Fulbright, convidado de Peter Brown, e na Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (Alemanha, 2008-9), como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt. É professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento e PPG História (IFCH) e no PPG Artes Visuais (IA). Tem experiência nas áreas de História e de Arqueologia Clássica, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente em história antiga, arqueologia clássica, museologia, iconologia, estudos do imaginário, história da cultura, epistemologia e história das ciências.
Briane Bicca – Arquiteta e Urbanista FAU UFRGS 1969; Coordenou o Projeto Monumenta Porto Alegre, de 2001 a 2014;  Coordenou o Setor de Cultura da Unesco no Brasil, Brasília, de 1992 a 2001; Técnica em planejamento & preservação IPHAN, 1979 a 92, onde coordenou o Grupo de Trabalho para a preservação de  Brasília e responsável pelo dossier Brasília/Patrimônio Mundial/UNESCO, 1986;Técnica em Planejamento do IPEA/CNPU, onde atuou no Programa de Cidades Históricas – PCH, 1976;  Pós doutorado em Conservação do Patrimônio Histórico, Palais Chaillot – Paris, 1990; Especialização em Conservação Arquitetônica, ICCROM, Roma, 1989;  Doutorado em planejamento, Universidade de Grenoble, França,1979; Na UNESCO organizou o livro “Patrimônio Mundial do Brasil”, Brasília, 2000;  Autora  capítulo “Centro Histórico de Porto Alegre e o Projeto Monumenta”,  do livro “Intervenções em Centros Urbanos”, Ed. Manole, SP, 2005;  Co-org. do livro “Arquitetura na formação do Brasil”,CAIXA/UNESCO/IPHAN, Brasília, 2008; Autora do livro “O Programa Monumenta e a experiência de Porto Alegre, IPHAN, Brasília, 2010; Coordena o PAC Cidades Históricas Porto Alegre, SMC/PMPA,  desde 2013.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *