Documentário "Onde Está a Esperança?" mostra um episódio de união da esquerda brasileira

O ano é 1987; o Brasil no pico histórico da inflação. O Governo Sarney chegava ao auge do seu desgaste. O Centrão – grupo parlamentar que dava sustentação à Constituinte – arrastava os seus passos e protelava o desejo do povo pelas Diretas Já. A luta pelas eleições livres recrudescia e ganhava novamente as ruas. Os grandes partidos, que tinham feito parte do maior movimento cívico da Era Republicana, estavam todos empoleirados em torno do poder.
Por outro lado, as forças populares, que emergiam, tinham seus dois grandes líderes, Brizola e Lula, rompidos. Foi, então que. Luís Carlos Prestes intermediou a reaproximação deles em torno do desejo massivo do povo pelas Diretas. A partir desse movimento, foram orquestrados dois grandes comícios, um em São Paulo, organizado pelo PT, e outro no Rio de Janeiro, aos cuidados do PDT.
Esse é o cenário do documentário jornalístico “Onde está a Esperança?”, do diretor e roteirista Caco Coelho, que será apresentado pela primeira vez ao público, com entrada franca, no próximo dia 18 de dezembro, às 19h, no Memorial Luís Carlos Prestes, com o apoio do Diretório Metropolitano do PDT de Porto Alegre, no dia em que se completam 30 anos do comício realizado no Rio de Janeiro.
Imagens inéditas
Trata-se de um registro integral do evento que reuniu milhares de pessoas na Cinelândia, na capital carioca, com imagens inéditas. Um vídeo que traz a íntegra deste encontro raro, evidenciando um momento único na trajetória destes dois ícones da política brasileira.
Caco Coelho, que também atua como escritor e diretor de teatro e TV, já atuou na Globo e SBT, onde dirigiu mais de 300 capítulos de novela. Produziu diversos programas de campanhas eleitorais e no teatro produziu mais de 30 espetáculos, e dirigiu mais de 15.
Nesse trabalho, Caco firmou parceria com José Guerra, diretor de fotografia do documentário, que é um dos nomes mais referentes da fotografia brasileira. Foi ele o responsável por criar uma linguagem visual que se tornou escola em nosso país. Foi, por muitos anos, repórter cinematográfico do Conexão Internacional e, mais tarde, tornou-se o fotógrafo dos filmes e vídeos de Walter Salles.
A produtora à época da filmagem original, a Sunlight, pertencia a Alberto Magno, filho de Jesse Valadão e sobrinho de Nelson Rodrigues. O vídeo conta com o apoio da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini, do PDT. Após a exibição acontecerá um bate-papo sobre o filme com a presença do diretor Caco Coelho e do jornalista Flávio Tavares.
SERVIÇO:
Lançamento Documentário Jornalístico “Onde Está a Esperança?”;
DIA: 18/12/2017;
HORÁRIO: 19h;
LOCAL: Memorial Luís Carlos Prestes (Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1527-1889);
Duração do filme: 1h15;
ENTRADA FRANCA.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *