
Quatro documentários, de diferentes partes do mundo, realizados entre 2010 e 2015 no Cine Universitário de setembro, na Sala Redenção, com entrada franca.
Últimas Conversas (2015) abre a programação. Neste que foi seu último longa, o diretor Eduardo Coutinho se debruçou sobre o universo de jovens entre 16 e 18 anos do ensino médio de escolas públicas do Rio de janeiro.
Em função da trágica morte do realizador, o filme acabou sendo finalizado por dois de seus grandes colaboradores: João Moreira Salles e Jordana Berg.
Também presente na programação, o média-metragem Jornada ao Oeste (2014), direção de Tsai Ming-liang, é mais um capítulo de uma série que o diretor realiza desde 2012, apresentando a performance de um monge tailandês que caminha pelas ruas de cidades movimentadas. Neste filme a cidade escolhida e Marseille, na França. Uma performance art sobre o encontro e o movimento de duas culturas com velocidades diferentes. Dois outros importantes documentários estão presentes na programação.
A caverna dos Sonhos esquecidos (2010) do realizador alemão Werner Herzog, e Nostalgia da Luz (2010) do diretor chileno Patrício Guzmán. O filme de Werzog nos brinda com a possibilidade de conhecer a caverna de Chauvet, descoberta em 1994 no sul da França, que esconde no seu interior um verdadeiro tesouro arqueológico quase intocado. Poucos pesquisadores têm permissão para visitar a caverna, algo que Herzog e sua equipe conseguiram.
Impossível ficar indiferente à beleza dos desenhos e formas geológicas de mundo à parte e de um ambiente praticamente intocável por milhares de anos. Uma pena não ser possível a versão em 3D que, nesse caso, se justifica pela sensação dada ao espectador de participar ativamente da visita à caverna. Nostalgia da luz fecha a programação. Neste filme, o realizador Patrício Gusman, importante diretor de vários documentários sobre a situação política do Chile (entre eles a trilogia A Batalha do Chile), vai até o deserto de Atacama para de lá desenterrar mais uma parte da história escondida da ditadura de Pinochet.
Em cartaz: Documentários
1 a 13 de setembro, na Sala Redenção – Cinema Universitário
(Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS)
Entrada Franca
Últimas Conversas (Brasil, 2015, 87 min) Dir. Eduardo Coutinho
01 de setembro- quinta-feira – 16h
06 de setembro- terça-feira – 19h
08 de setembro- quinta-feira – 16h
13 de setembro- terça-feira – 19h
Entrevistas com estudantes do ensino médio público do Rio de Janeiro, com perguntas sobre suas vidas e expectativas para o futuro.
Jornada ao Oeste (Xi You, França/Taiwan, 2014, 56 min) Dir. Ming-liang Tsai
01 de setembro- quinta-feira – 19h
02 de setembro- sexta-feira – 16h
08 de setembro- quinta-feira – 19h
09 de setembro- sexta-feira – 16h
Um monge vestido de vermelho caminha lentamente pelas ruas e praças de uma cidade.
Nostalgia da Luz (Nostalgia de la Luz, França/Chile/Alemanha/Espanha/Estados Unidos, 2010, 90 min) Dir. Patricio Guzmán
02 de setembro- sexta-feira – 19h
05 de setembro- segunda-feira – 16h
09 de setembro- sexta-feira – 19h
12 de setembro- segunda-feira – 16h
No deserto do Atacama, astrônomos de todo mundo observam as estrelas enquanto mulheres procuram seus parentes, desaparecidos na ditadura chilena.
A Caverna dos Sonhos Esquecidos (Cave of Forgotten Dreams, Canadá/Estados Unidos/França/Alemanha/Reino Unido, 2010, 90 min) Dir. Werner Herzog
05 de setembro- segunda-feira – 19h
06 de setembro- terça-feira – 16h
12 de setembro- segunda-feira – 19h
13 de setembro- terça-feira – 16h
Filmagens do interior da caverna Chauvet, no sul da França, onde, em 1994, foram encontrados centenas de desenhos rupestres, datados de cerca de trinta mil anos atrás.
Após a sessão do dia 05 de Setembro, segunda-feira, às 19h, debate com Luis Edegar, professor de História da Arte do Instituto de Artes da UFRGS.
Documentários na programação da Sala Redenção em setembro
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário