Nem os bons resultados reconhecidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) com a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo na Zona Sul foram suficientes para convencer doze vereadores porto alegrenses a aprovar mesma ação na avenida Ipiranga. 16 não votaram.
A proposta, que sugeria implantação de faixas exclusivas para ônibus e lotações em toda a Avenida Ipiranga – da Avenida Borges de Medeiros até a Avenida Antônio de Carvalho – nos dois sentidos Centro-Bairro/Bairro-Centro, é do vereador Marcelo Sgarbossa (PT).
A Ipiranga possui uma das maiores concentrações de veículos da cidade por ser um corredor de serviços e comércio: duas grandes universidades, shoppings e hipermercados, além de conectar dezenas de bairros. O projeto buscava incentivar o uso do transporte público, pois há grandes engarrafamentos em muitos trechos da via, que ocasionam série de atrasos nos horários dos coletivos.

O vereador assinala também que esse tipo de faixa exclusiva é de baixo custo, de fácil implantação e dá baita diferença na fluidez para os coletivos. “Isso vai garantir uma maior regularidade no cumprimento dos horários, com a diminuição do tempo de duração das viagens e de espera para os passageiros que aguardam nas paradas”, diz.
Na Zona Sul, as viagens das 45 linhas que circulam no local tiveram uma redução média no tempo das viagens de 27%, nos horários de pico. As avenidas Bento Gonçalves, na zona norte, e Brasil, na zona leste, também tem faixa exclusiva. Foram vencidos Fernanda Melchionna e Prof. Alex Fraga, do PSOL; Adeli Sell, Marcelo Sgarbossa e Sofia Cavedon, do PT; e os usuários de ônibus que passam pelo eixo da avenida Ipiranga.
Lista de vereadores contra a proposta de Indicação que sugere a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo na Ipiranga:
Delegado Cleiton, João Bosco Vaz, Márcio Bins Ely e Mauro Zacher, do PDT; Idenir Cecchim, Mendes Ribeiro e Valter Nagelstein, do PMDB; Guilherme Socias Villela, João Carlos Nedel e Kevin Krieger, do PP; Paulinho Motorista, do PSB; e Clàudio Janta, do SD.
Não votaram:
Dinho do Grêmio, Dr. Thiago e Reginaldo Pujol , do DEM; Jussara Cony, do PCdoB; Lourdes Sprenger, do PMDB; Rodrigo Maroni, do PR; José Freitas e Waldir Canal, do PRB; Bernardino Vendruscolo, do PROS; Airto Ferronato, do PSB; Cassio Trogildo, Dr. Goulart, Elizandro Sabino, Luciano Marcantônio e Paulo Brum, do PTB; e Mauro Pinheiro, do REDE.
Câmara não aprova faixa exclusiva para coletivos na Ipiranga
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
Uma resposta para “Câmara não aprova faixa exclusiva para coletivos na Ipiranga”
-
Esses que votaram contra eu duvido que utilizem transporte público.

Deixe um comentário