Elmar Bones recebe Medalha Cidade de Porto Alegre


Elmar Bones comanda toda a estrutura do JÁ Editores
(Foto: Divulgação/JÁ)

A premiação é “uma forma de homenagear pessoas e entidades que, com seu trabalho, ajudaram a construir a história da Capital e prestaram serviços ao desenvolvimento cultural, social e econômico”. A descrição do evento na página da prefeitura evidencia o caráter multi-colaborador do jornalista Elmar Bones, que recebeu na noite desta terça-feira (21/03), a Medalha Cidade de Porto Alegre, das mãos do prefeito José Fogaça.

Bones não é porto-alegrense na carteira de identidade – nasceu em Santana do Livramento –, mas construiu uma profunda identificação com a cidade nos quarenta anos que vive aqui, entre idas e vindas da Praia do Santinho, em Florianópolis e tentativas de morar no centro do pais. “Não sei explicar bem o motivo, mas o fato é que eu sempre acabei voltando para cá.” Ele ri do destino.

A colaboração de maior destaque, na visão do próprio jornalista, foi a edição da História Ilustrada de Porto Alegre, publicada em 1997, em 12 fascículos encartados no Jornal Zero Hora. “Foi um marco, pois significou a retomada do interesse na memória da cidade”. Elmar Bones lembra que na época, havia um relativo descaso da prefeitura do PT com relação ao passado porto-alegrense, pois o partido enfocava muito mais a história da qual foi protagonista, desde 1989, quando Olívio Dutra assumiu o cargo máximo do executivo municipal.

Foram mais de um milhão de exemplares editados: “O interesse da população era tal, que a própria Zero Hora aumentou sua tiragem nos dias em que os fascículos circulavam”, comemora.

Ainda colocou Porto Alegre no centro da informação do País ao criar o projeto do Coojornal, a primeira cooperativa de jornalistas do Brasil. O Coojornal foi uma iniciativa saudada em todos os cantos do País, não apenas por seu caráter coletivo, mas também pela postura editorial adotada, que perseguia com fidelidade os ideais de seus sócios. “Foram poucos os jornais de Porto Alegre que tiveram reconhecimento nacional”, orgulha-se.

Outra iniciativa jornalística que marcou a trajetória de Elmar Bones foi o comando da sucursal da Gazeta Mercantil no estado. Bones foi o responsável pela implantação da redação gaúcha da folha econômica, que, segundo ele próprio “teve depois muita importância no estado, chegando a editar um suplemento regional”. Bones também capitaneou o projeto de criação da Revista Amanhã, que se mantém até hoje.

Se o passado está repleto de grandes realizações, é nele também que está a raiz de seu trabalho nos dias de hoje: à frente da redação do JÁ Bom Fim, ele refundou o jornalismo comunitário na cidade, 20 anos atrás. “Nós não montamos apenas um jornal de bairro, mas realizamos toda uma discussão sobre esse conceito de jornalismo e sua importância nas comunidades”, conta ele. As pautas eram resultado do convívio estreito com os moradores, evitando a superficialidade. “Buscamos descobrir qual a identidade do bairro, quais os valores dali”, lembra.

A defesa dos interesses da comunidade para ele é uma maneira de militância: “O jornal de bairro mobiliza a comunidade através da informação. Costumo falar que as pessoas não acreditam mais que podem mudar o mundo, mas sempre acham que podem mudar o lugar onde vivem”, filosofa.

A iniciativa deu crias: hoje Elmar Bones comanda toda a estrutura do JÁ Editores, composta pelo jornal JÁ Porto Alegre – um caderno de reportagens especiais, nas bancas mensalmente –, o jornal JÁ Bom Fim – Moinhos, que está presente em 11 bairros da capital, o portal de notícias – www.jornalja.com.br – e a editora de livros, que recentemente publicou Lanceiros Negros, de Geraldo Hasse e Guilherme Kolling, sobre o grupo de negros na Revolução Farroupilha.

Receberam a Medalha Cidade De Porto Alegre 2006

1. Geraldo Flach
2. Edi Xavier Fonseca
3. Paulo Sérgio Pinto
4. Paulo Renê Bernhard
5. Isabel Sant’anna Oliveira
6. Marli Medeiros
7. Vitório Gheno
8. Sérgio Roithmann
9. Rozeli Da Silva
10. Ubirajara Valdez – In Memorian
11. Sas – Mensageiro Da Caridade
12. Aldo Besson
13. Irmão Jaime Biazus
14. Dilecta Todeschini
15. Armindo Antônio Ranzolin
16. Jorge Carlos Ribeiro
17. Marcello Zaffari
18. Antonio Tannous Jraige
19. Elmar Bones Da Costa
20. Álvaro Fernando Laitano Da Silva
21. Thomaz Jose Lomando
22. László Gyözö Böhm – In Memorian
23. Renato Bastos Ribeiro
24. Francisco Renan Oronoz Proença
25. Onira Pereira Santos

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *