HIGINO BARROS
O paraíso terrestre existe, está localizado no Brasil e para usufruí-lo basta estar disposto a descobri-lo. Essa é uma das conclusões que o fotógrafo Beto Rodrigues trouxe de sua viagem à São Miguel dos Milagres, uma cidade de pescadores encravada no litoral alagoano, que nos últimos anos passou a fazer parte do circuito turístico do Nordeste.
O olhar dele sobre o lugar será mostrado na exposição “Milagres”, a partir do dia 24 na sala “Arquipélago”, no Centro Cultural CEEE Erico Verisssimo, na rua dos Andradas. A mostra tem texto de apresentação da jornalista e historiadora Márcia Ameriot.
“Não tinha a menor ideia do que ia encontrar lá. Foi uma escolha da minha mulher, Marcia Ameriot, para a gente passar as férias em Alagoas. Chegando no lugar, foi uma atração e encantamento imediato. A cidade tem um passado como rota de passagens para quilombos da região e vive hoje de turismo e de pesca artesanal, que supre a localidade. Há uma comunidade muita expressiva de negros, mas suas práticas religiosas africanas não são visíveis. Há uma invasão de igrejas pentecostais, embora a religião católica ainda predomine entre a população”, são as observações do fotógrafo.
Aspectos formais
Nessa abordagem, Beto Rodrigues diz que não se preocupou com aspectos formais de outros trabalhos anteriores, como visão antropológica, histórica ou cultural do objeto fotografado. “Saiu tudo sem formalidade, de forma espontânea, sem muito planejamento. O ponto de partida foi a integração com a população local. Eles são extremamente simples, receptivos e orgulhosos de sua condição. É uma postura que confronta quem mora em cidade grande e traduz felicidade com consumo e progresso material. Na vivência deles, há outras maneiras de ser feliz e passar por essa vida de uma forma mais harmônica”, conta.
São 30 fotos em preto e branco e a cores que mostram paisagens, moradores da cidade, o cotidiano de trabalho, festejos religiosos católicos, crianças e acima de tudo uma natureza exuberante, integrante de um dos litorais mais bonitos do País.
Assim Beto Rodrigues procurou traduzir nas fotografias de “Milagres”: o paraíso terrestre existe, está localizado no Brasil e para usufruí-lo basta ter sensibilidade e… merecê-lo, como faz a população de São Miguel dos Milagres.
O quê: Exposição fotográfica “Milagres”.
Abertura: 24 de janeiro de 2017, às 19h.
Visitação: Até 04 de março de 2017, de terça à sexta-feira, das 10h às 19h e, no sábado, das 11 às 18h.
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico de Porto Alegre).
Em “Milagres”, Beto Rodrigues mostra a natureza e a população de um lugar paradisíaco
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário