As equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizaram nesta semana, de 14 a 17 de agosto, a limpeza da orla do Guaíba em diferentes pontos de Porto Alegre.
No total, foram recolhidas 76 toneladas de resíduos, como galhos, garrafas PET, fogões e até mesmo um vaso sanitário.
O recuo das águas do Guaíba, provocado pelo vento Nordeste no último fim de semana, mostrou o tamanho do descaso. O lixo acumulado ficou exposto.
A remoção teve início na segunda-feira, dia 14, no Catamarã, em frente ao Barra Shopping Sul, seguindo em frente ao Iberê Camargo, na orla de Ipanema e próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol. No primeiro dia, a ação teve o auxílio de 75 funcionários.
O serviço continuou durante a semana, com 45 garis envolvidos na limpeza do entorno do anfiteatro em direção ao Estádio Beira-Rio.
Os gastos, entre custos administrativos e de disposição dos materiais, chegaram a cerca de R$ 47.500, segundo a Prefeitura.
Os resíduos foram destinados para o aterro sanitário, localizado em Minas do Leão.
O descarte irregular de lixo em rios ou córregos é infração gravíssima, sujeito à multa de R$ 5.623,48, pelo novo Código Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre.
Mas nem a ameaça de pesada multa tem sido suficiente para conscientizar os portoalegrenses, principalmente em relação ao Guaíba, o tão decantado cartão postal da cidade.
As equipes do DMLU, segundo a secretaria, já recolheram nos últimos três anos, mais de 250 toneladas de lixo retido pela Ecobarreira, instalada na embocadura do Arroio Dilúvio. Não fosse esse dispositivo, toda essa quantidade de material poluidor iria para o Guaíba.
Balanço da limpeza da orla nesta semana:
Segunda-feira, 14 – 34 toneladas
Terça-feira, 15 – 15 toneladas
Quarta-feira, 16 – 15 toneladas
Quinta-feira, 17 – 12 toneladas
Em quatro dias na orla do Guaíba, foram recolhidas 76 toneladas de lixo
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário