Um acordo entre o Município de Porto Alegre, o Ministério Público estadual e o empresário Valmir Lando, garantirá a restauração do café Boteco Histórico, localizado na Rua dos Andradas, 891, no centro da Capital. O prédio integra o Inventário do Patrimônio Cultural de Porto Alegre.

O acordo foi assinado no dia 31 de maio e prevê, além da restauração total da fachada, a confecção de painel explicativo da história do imóvel e do projeto de restauro.
O imóvel é um dos cinco raros remanescentes arquitetônicos do tipo com azulejos na fachada em Porto Alegre e foi classificado pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC) como Imóvel Inventariado de Estruturação, ou seja, não pode ser destruído, mutilado ou demolido.
O proprietário Valmir Lando disse que já restaurou a parte interna do terreno, onde funciona o Boteco, há três anos. Ele estima que entre a reforma interna e a recuperação da fachada sejam gastos mais de R$ 1milhão na recuperação do imóvel.
De acordo com o procurador-chefe, em exercício, Nelson Marisco, da Procuradoria de Urbanismo e Meio Ambiente do Município, o prédio sofreu um incêndio e o andar superior encontra-se degradado, restando apenas a fachada de azulejos portugueses a ser restaurada.

Conforme os termos firmados, obras emergenciais devem ser realizadas no prazo de 180 dias. O município concederá alvará provisório para funcionamento do estabelecimento com a concordância do MP.
EPAHC vai restaurar prédio do século 19 no centro da Capital
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
Uma resposta para “EPAHC vai restaurar prédio do século 19 no centro da Capital”
-
Que bom né

Deixe um comentário