O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/Ocergs) e o governo do Estado firmaram um termo de cooperação na manhã de hoje (29). O acordo prevê a introdução da educação cooperativista nas escolas técnicas agrícolas estaduais, comunidades e cooperativas dos municípios onde se localizam as escolas.
Com a assinatura, o Sescoop/RS deverá possibilitar a ampliação do conhecimento e vivências sobre o cooperativismo, através da criação de cooperativas-escola nas escolas técnicas agrícolas estaduais. A assinatura, que ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, foi realizada pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o secretário da Educação, Luís Alcoba e o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto. Prestigiaram ainda a solenidade diversas autoridades cooperativistas e a diretoria da Ocergs.
“As pessoas que trabalham nessas escolas técnicas vão estar preparadas para ensinar e demonstrar outros conhecimentos fora do que é normal dentro do currículo das escolas”, entendeu o governador José Ivo Sartori.
O secretário da Educação, Luís Alcoba, informou que o Rio Grande do Sul tem 26 escolas agrícolas e que esse trabalho vem para melhorar e qualificar a educação. “O cooperativismo traz em seus ensinamentos os princípios da cooperação, da solidariedade e do trabalho coletivo e vai possibilitar que possamos passar esses conhecimentos para nossos estudantes”, afirmou.
“Esse trabalho é para começar já, nossas escolas precisam dessa iniciativa. A educação tem que ser uma prioridade e o cooperativismo, através do Sescoop/RS, está fazendo a sua parte para um mundo melhor”, destacou o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.
De acordo com o diretor superintendente da Educação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul (Suepro), Eloi Flores da Silva, a primeira ação é começar a introduzir no plano de aula o conhecimento cooperativista em ações transversais, para depois fortalecer a relação das escolas com o setor da agricultura familiar, que tem uma ligação direta com as cooperativas. “E num terceiro momento precisamos introduzir os jovens no conhecimento do negócio agrícola com base no cooperativismo”, afirmou.
Escolas agrícolas terão aulas de cooperativismo
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário